Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

9 de novembro de 2016, 19:17 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina 

Hoje, quarta-feira, 9 de novembro, todas as Escolas Médicas do Brasil estão realizando a ANASEM, cujo objetivo está na avaliação e melhoria dos Cursos de Medicina. A Anasem busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. O objetivo, em suma,  é realizar o monitoramento progressivo da qualidade do ensino de medicina
A Universidade CEUMA está sediando a realziação da referida avaliação nas Salas de Conferência 1 e 2 e Auditório Expedito Bacelar.
Todos os alunos que estão cursando o 2º ano foram inscritos (total de 159 estudantes do 3º e 4º períodos da Universidade CEUMA). Nos próximos anos a avaliação começa a ser aplicada também aos alunos do 4º e 6º anos de Medicina.
A prova, com 60 questões objetivas e três discursivas, tem quatro horas de duração e é aplicada na própria IES onde os estudantes fazem o curso. O objetivo é avaliar os estudantes por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, de 2014. A avaliação é focada nas estruturas e processos mentais, e não nos conteúdos.
A Anasem tem caráter obrigatório para o estudante, que terá sua “regularidade” na avaliação atestada no diploma. Os participantes receberão o resultado de seu desempenho e do desempenho total dos estudantes de sua série, para realizarem sua auto-avaliação com base na comparação de resultados.

Já o coordenador de curso receberá o resultado global dos estudantes de sua instituição, discriminados por série, por competência e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes, elencados na matriz de competências da 2ª, e posteriormente das 4ª e 6ª séries, e também, a média de desempenho de sua região e a média nacional.
As avaliações do segundo e quarto anos terão caráter formativo, indicando pontos fortes e deficiências. No sexto ano de curso, a prova seguirá os moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e os estudantes deverão atingir uma nota mínima para que possam se formar.

O estudante será situado em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, calcula as proficiências com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada em suas demais avaliações.