Câmara Federal regulamenta profissão de esteticista
Na quinta-feira, 10 de novembro, a Câmara Federal aprovou a regulamentação da profissão de esteticista. De acordo com o Projeto de Lei nº 3223, esteticista e cosmetologista são os profissionais graduados em curso de Estética com nível superior. E o técnico em estética é o profissional habilitado em curso de nível técnico.
Para a coordenadora do curso de Estética da Universidade Ceuma, Professora Solange Bacelar, a regulamentação representa um enorme avanço para os profissionais e para o amadurecimento do mercado brasileiro, hoje um dos mais promissores. Segundo ela, a legislação vai permitir a formação dos conselhos federal e regionais que, como órgãos fiscalizadores, são imprescindíveis para a proteção da saúde da população. Esse também é a preocupação da instituição: que a profissão seja desempenhada com responsabilidade e com profissionais devidamente qualificados, sem colocar em risco a saúde dos pacientes.
A profissão de esteticista existe há mais de 60 anos e chegou ao Brasil na década de 50, advinda da França pelas mãos de Anne Marie Blotz. Mas, a falta de regulação e de leis específicas acabou dificultando o crescimento da área e a formação de profissionais. Há dez anos a Universidade Ceuma criou o curso superior de Estética – Tecnólogo, e em 2013, o curso de Bacharelado em Estética. Foi o início do avanço na pesquisa e na qualificação de centenas de profissionais.