Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

11 de abril de 2014, 19:08 - Por Conteudo Digital

Campanha Nacional da Voz segue com programação variada

DSC_1595

Os alunos do terceiro período, coordenados pela professora Wania Lima, apresentaram uma paródia da música “Beijinho no ombro”, intitulada “Fonoaudiólogo, sem ele não tem conversa”.

Os alunos de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma, em parceria com a coordenadoria do curso, estão realizando a Campanha Nacional da Voz desde o final de março, sob coordenação da professora Flôr de Liz Campos Ribeiro. O objetivo é informar às pessoas sobre os cuidados necessários para evitar distúrbios e falhas na voz, como rouquidão ou cansaço para falar, além de oferecer ao aluno a oportunidade de aplicar em campo os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.

A programação vem acontecendo em escolas de ensino fundamental e médio, academias, call center, bares, com palestras e distribuição de panfletos informativos. Nesta sexta-feira, 11, a iniciativa aconteceu no Campus Renascença, no auditório Expedito Bacelar, e contou a belíssima apresentação de voz e violão dos alunos, em duplas, Juliana Martins e João Simas;  Leidiane Lisboa e Tauã Machado.

Os alunos do terceiro período, coordenados pela professora Wania Lima, apresentaram uma paródia da música “Beijinho no ombro”, intitulada “Fonoaudiólogo, sem ele não tem conversa”. O momento foi muito animado e aplaudido pelo público presente.

Para a aluna Olívia Braçale, o grande objetivo dessa iniciativa é a divulgação e valorização da profissão, além de informar a sociedade dos cuidados que devem ter com a voz. “Os fonoaudiólogos são profissionais que trabalham com pesquisa, prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade e linguagem orais e escrita e todas as questões ligadas à comunicação”, disse.

Em seguida, a fonoaudióloga Elma Bandeira, que trabalha na capital e em cidades interioranas do Estado, palestrou sobre suas experiências com a voz. Depois, a fonoaudióloga do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRF), Manuela Viana, discorreu a respeito de como atuar, como montar seu próprio negócio, leis e regulamentação da profissão. Para finalizar, a fiscal do CRF, fonoaudióloga Sayonara Marques, disse da importância das fiscalizações, a exemplo de defender e disciplinar o exercício profissional l do fonoaudiólogo, zelando pela exatidão profissional e pela qualidade do atendimento oferecido à sociedade. Como também proteger o próprio fonoaudiólogo daqueles que exercem inadequadamente e/ou ilegalmente a profissão.

A programação continua nesta noite (11/04), onde os alunos do curso irão encontrar com cantores da noite, nos bares da Av. Litorânea. No dia 16, a partir das 9h40, na Praça de Alimentação do Campus Renascença, acontecerá o encerramento do projeto com uma peça teatral (alunos Fonoaudiologia) e a tarde, a partir das 15h40, a paródia será reapresentada em grande estilo.