Campanha Nacional da Voz segue com programação variada
Os alunos de Fonoaudiologia da Universidade Ceuma, em parceria com a coordenadoria do curso, estão realizando a Campanha Nacional da Voz desde o final de março, sob coordenação da professora Flôr de Liz Campos Ribeiro. O objetivo é informar às pessoas sobre os cuidados necessários para evitar distúrbios e falhas na voz, como rouquidão ou cansaço para falar, além de oferecer ao aluno a oportunidade de aplicar em campo os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula.
A programação vem acontecendo em escolas de ensino fundamental e médio, academias, call center, bares, com palestras e distribuição de panfletos informativos. Nesta sexta-feira, 11, a iniciativa aconteceu no Campus Renascença, no auditório Expedito Bacelar, e contou a belíssima apresentação de voz e violão dos alunos, em duplas, Juliana Martins e João Simas; Leidiane Lisboa e Tauã Machado.
Os alunos do terceiro período, coordenados pela professora Wania Lima, apresentaram uma paródia da música “Beijinho no ombro”, intitulada “Fonoaudiólogo, sem ele não tem conversa”. O momento foi muito animado e aplaudido pelo público presente.
Para a aluna Olívia Braçale, o grande objetivo dessa iniciativa é a divulgação e valorização da profissão, além de informar a sociedade dos cuidados que devem ter com a voz. “Os fonoaudiólogos são profissionais que trabalham com pesquisa, prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, audição, motricidade e linguagem orais e escrita e todas as questões ligadas à comunicação”, disse.
Em seguida, a fonoaudióloga Elma Bandeira, que trabalha na capital e em cidades interioranas do Estado, palestrou sobre suas experiências com a voz. Depois, a fonoaudióloga do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRF), Manuela Viana, discorreu a respeito de como atuar, como montar seu próprio negócio, leis e regulamentação da profissão. Para finalizar, a fiscal do CRF, fonoaudióloga Sayonara Marques, disse da importância das fiscalizações, a exemplo de defender e disciplinar o exercício profissional l do fonoaudiólogo, zelando pela exatidão profissional e pela qualidade do atendimento oferecido à sociedade. Como também proteger o próprio fonoaudiólogo daqueles que exercem inadequadamente e/ou ilegalmente a profissão.
A programação continua nesta noite (11/04), onde os alunos do curso irão encontrar com cantores da noite, nos bares da Av. Litorânea. No dia 16, a partir das 9h40, na Praça de Alimentação do Campus Renascença, acontecerá o encerramento do projeto com uma peça teatral (alunos Fonoaudiologia) e a tarde, a partir das 15h40, a paródia será reapresentada em grande estilo.