Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

25 de novembro de 2016, 20:02 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Com o apoio da FAPEMA, acadêmicos da Engenharia Ambiental desenvolveram projeto de educação ambiental em escola da cidade

Cláudia Ribeiro, Rafaelle Fonseca e Keily Menezes, do 7º período de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, acabaram de desenvolver o trabalho de implantação da educação ambiental no C.E. Manoel Beckman, localizado no bairro Bequimão.

Além desses alunos bolsistas, a execução do projeto contou com o apoio voluntário de mais sete alunos do curso: Adalto Pereira, Livia Nunes, Rodolfo Silva, Thayná Sousa, Raphael Bogea, Sarah Samenne e Thamires Matos. O trabalho das bolsistas, baseado no projeto de extensão sob a orientação do Professor Dr. Paulo Cesar Mendes Villis e da Professora Luizylaura Moura (bolsista Comunidade Escolar), leva o título “Educação Ambiental: valores para a transformação social. Uma proposta para o Centro de Ensino Manoel Beckman, São Luís, MA”. E teve o apoio financeiro da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão) pelo Edital nº 014/2015.

Durante quatro meses, os alunos realizaram diversos trabalhos com os alunos da escola, a direção e os docentes, tendo como principal finalidade apresentar o projeto e combinar a melhor forma de abordagem com os alunos. “Nós todos somos educadores ambientais. Esse projeto intensificou a preservação do meio ambiente e fez com que os alunos tivessem uma visão ampla do assunto. ”, explicou a aluna Cláudia Ribeiro.

Também foram realizadas palestras e oficinas proferidas pela equipe do projeto. No segundo momento do projeto, no mês de julho, iniciou-se a implantação da horta sustentável e da coleta seletiva, através do que os alunos puderam acompanhar os dois processos e entender mais sobre o assunto. “Uma forma maravilhosa de se respeitar a sociedade e o mundo é preservar e cuidar do meio ambiente para as atuais e futuras gerações”, destacou o acadêmico Keily Menezes, integrante do projeto.

Para o coordenador do projeto, Prof. Dr. Paulo Villis, o trabalho serve para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental através da prática da educação ambiental.