Conexão Ceuma: revista eletrônica criada pelos alunos de Jornalismo
Conexão Ceuma: revista eletrônica desenvolvida pelos alunos de Jornalismo
Alunos do 4º período de Jornalismo da Universidade Ceuma desenvolveram um projeto de telejornalismo onde os próprios estudantes se dividem em funções básicas de uma redação de jornal a exemplo de editores, redatores, repórteres e produtores. Intitulado “Conexão Ceuma”, o projeto está sendo produzido para concorrer na Intercom 2015, um dos maiores congressos da área de Comunicação.
O programa é composto pelos alunos Lucas Vieira, Renata Duarte, Vinicius Aquino, Daniel Moraes, Denielton Silva, Wandernilton Rodrigues e Ana Beatriz Santos. Em sua segunda edição, possui formato televisivo de revista eletrônica, reunindo o jornalismo de prestação de serviço e factuais com reportagens de comportamento, enquetes e interatividade, por exemplo. O nome do programa é faz referência à variedade de histórias possíveis de serem contadas dentro da Universidade.
A primeira edição do Conexão Ceuma foi desenvolvida no primeiro semestre de 2014, na cadeira de Locução, Narração e Apresentação para Rádio de TV. “O primeiro programa foi um piloto, uma experiência. Mas sabíamos que, apesar de ser um trabalho acadêmico, se desse certo, a gente, com certeza, daria continuidade a ele. Trabalhar no Conexão ajuda bastante na compreensão do que é uma informação bem apurada, o feeling jornalístico, a postura diante das câmeras e etc. A cada experiência a gente vai se aprimorando sempre”, explica Lucas Vieira, estudante de 4º período de jornalismo e editor-chefe do Conexão Ceuma.
Cada edição do Conexão Ceuma demora cerca de um mês e meio para ser finalizada. Todo o processo de criação, produção, gravação e edição são feito pelos próprios alunos. “Estamos muito animados com esse trabalho, está dando um gás muito grande para a gente. A intenção é nos aprimorarmos para produzir cada vez mais rápido e poder produzir mais edições”, afirma Vinícius Aquino.
A aluna Renata Duarte conta que está experimentando várias possibilidades. “É muito divertido e muito útil para a nossa vida acadêmica e profissional. É a oportunidade para a gente se testar. Na primeira edição eu fui apresentadora, nessa segunda edição serei repórter e na próxima a gente pode resolver que eu vá fazer outra coisa”.
“O Ceuma é enorme. Nosso objetivo é trazer temas do mundo a fora para dentro da Instituição. Por esses corredores, cada pessoa tem uma história diferente, uma lembrança, uma vitória que merece ser contada. Além disso, toda a orientação profissional para comentar e fazer as análises adequadas, a gente encontra dentro da Universidade, no corpo de docente”, destaca Ana Beatriz Santos.
O lançamento do programa está previsto para a segunda quinzena de novembro. Enquanto isso, os estudantes divulgam o trabalho nas redes sociais (Facebook e Instagram). “É uma forma de aproximar a gente do público, de apresentar o nosso trabalho pra eles de maneira divertida, mostrando os bastidores e tentando registrar o nosso esforço para melhorar cada vez mais”, explica Lucas Vieira.
A terceira edição do projeto terceira já começou a ser produzida. O programa vai mostrar a cobertura completa da 15ª Semana de Comunicação da Universidade Ceuma, que foi realizada entre os dias 28 e 31 de outubro.