Coord. de Eng. Elétrica publica artigo em congresso internacional
O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Ceuma conta com uma equipe de professores atuantes no mercado de trabalho e na produção científica. No ano de 2015 três artigos do professor e coordenador geral do curso de Engenharia Elétrica, Dr. Leonardo Gonsioroski, foram aprovados em congressos e revistas internacionais de classificações Qualis A2 e B1.
Em novembro do ano passado esse professor apresentou, na cidade de Porto de Galhinhas (PE), durante o International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), o artigo científico intitulado “Resultados Estatísticos da Caracterização do Canal Rádio em Túneis na Faixa de 700 MHz”, em tradução livre.
O trabalho investigou como são as características dos mecanismos de propagação dos sinais eletromagnéticos de sistemas de comunicação por rádio, tais como sistemas celulares e de TV Digital que ocorrem dentro de túneis urbanos. O estudo foi baseado nos resultados de medições realizadas no interior do túnel da Linha Amarela, na cidade do Rio de Janeiro.
O prof. Leonardo Gonsioroski, Doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações, explicou que: “Esse estudo é a base necessária para podermos desenvolver importantes modelos matemáticos que aperfeiçoarão o planejamento de sistemas de comunicação sem fio de quarta e quinta gerações em áreas urbanas”.
Com o surgimento de dispositivos móveis que utilizam tecnologia de informação, tais como tablets e smartphones, a demanda por serviços de banda larga sem fio aumentou consideravelmente. Para oferta eficiente dos serviços banda larga sem fio, os engenheiros de telecomunicações enfrentam desafios para minimizar ruídos e interferências que chegam aos terminais portáteis. O conhecimento prévio das informações estatísticas que caracterizam o canal rádio de comunicação desses sistemas permite um planejamento adequado para resolver estas questões.
Leonardo Gonsioroski ainda explica: “A faixa de 700 MHz investigada nesta pesquisa é de muita importância haja vista o recente dividendo digital na faixa de frequências, que representa a coexistência das tecnologias de TV Digital e da quarta geração de comunicações celulares LTE, o que torna os estudos acerca das características do canal ainda mais importantes.”