Curso de Arquitetura e Urbanismo faz parceria com o IPHAN e Prefeitura Municipal
Os alunos do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Ceuma participaram da elaboração do projeto de requalificação da praça do pescador, que foi inaugurada no dia 22 de outubro no bairro do desterro. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a Prefeitura de São Luis, entraram em parceria com o Escritório Escola da Universidade Ceuma
Os alunos participantes, Arthur Sousa, Anne Carolinne, Josan Ferreira, Natalia Schmitt e Rodrygo Pereira puderam colocar em prática todos os ensinamentos que aprenderam em sala de aula. Os alunos elaboraram um projeto que se adequasse àquela região, obedecendo, a todos os critérios técnicos, fazendo levantamento de dados e, por fim, apresentaram o projeto através de uma maquete 3D, para mostrar como o projeto ficaria após a reforma.
Sob a orientação do Coordenador do Escritório Escola, Prof. Agnes Thompson, e do Prof. Aquiles Andrade e Prof. Rogério Lima os alunos tinham como objetivo dar à praça uma nova cara, tirando a imagem de degradação causada pelos usuários de drogas e pela violência. Os alunos também criaram um painel artístico que foi pintado pelos os jovens da comunidade .
Os moradores da localidade receberam uma oficina organizada pelos alunos do Ceuma, junto com outros grupos, quando aprenderam pequenas noções de Arte Urbana, com desenhos que caracterizem elementos dos seus cotidianos.
O coordenador do Escritório Escola do Curso de Arquitetura do Ceuma, Prof. Agnes Thompson, que também participou do treinamento comentou: ‘‘Os alunos fizeram o projeto e agora vão participar da oficina de confecção dos painéis. O envolvimento e interação dos alunos com a comunidade é um diferencial para a atividade curricular de cada um”.
O Prof. Aquiles Andrade ressaltou que ‘‘ Eles pintaram o painel com elementos do bairro, elementos do cotidiano deles e, de certo modo, eles vão ter um outro olhar sobre aquele espaço público, isso tudo com ajuda dos alunos “.
Um dos participantes do projeto, o aluno Josan Ferreira, falou da importância dessa aproximação do poder público com a Universidade:
‘‘Projetos iguais a esse deveriam acontecer mais vezes, pois temos muitas áreas em São Luís que estão em ruínas. Quando a administração pública da nossa cidade chama uma Universidade como o Ceuma para a contribuição de uma reforma de arquitetura desse porte, a população só tem a ganhar’’.
Ele acrescentou sobre o valor que a participação nesse projeto trará para o seu currículo acadêmico. ‘‘Oportunidade dessa não é algo comum de acontecer; é algo raro; então, participar de um projeto como esse, onde a gestão governamental nos chama para ser participantes, é de muita importância, pois, além de adquirirmos mais conhecimentos, isso acrescentará bastante no nosso currículo estudantil’’.