Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

10 de agosto de 2016, 14:04 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Curso de Direito aprova treze artigos científicos no XXV CONDEPI

Docentes do curso de Direito da Universidade Ceuma obtiveram aprovação de treze artigos científicos para o XXV Encontro Nacional do CONPEDI, realizado em Brasília/DF entre os dias 6 e 9 de julho de 2016, com o tema “DIREITO E DESIGUALDADES: Diagnósticos e Perspectivas para um Brasil Justo”. O evento foi uma parceria do CONPEDI com o Curso de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasília (UNB).

Foram aprovados artigos científicos dos docentes do curso de Direito da Universidade Ceuma:  Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, Dra. Edith Maria Barbosa Ramos, Dr. Roberto Carvalho Veloso; Dra. Thayara S. Castelo Branco, Dr. Augusto Cezar F. de Baraúna, Me. Cristiane Caldas Carvalho; Me. Thiago Allisson Cardoso de Jesus  (02 artigos), Me. Lídia Cunha Schramm, Esp. Regina Lúcia Gonçalves Tavares (em coautoria com Prof. Dr. Gregório Mesa Cuadros, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Nacional da Colômbia e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA); Esp. Mayco Murilo Pinheiro, Esp. Maurício José Fraga Costa e Esp. Marcia Cruz Feitosa.

No total, foram aprovados apenas 1.524 artigos científicos e, segundo a organização do evento, “todas as submissões foram realizadas através da Plataforma Publica Direito, na qual os Avaliadores do CONPEDI  realizaram cerca de 4 mil avaliações, por meio do método Double Blind Review, processo que garantiu ao mínimo duas avaliações inominadas para cada trabalho submetido.” Aproximadamente 700 professores Doutores, componentes do Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores, participaram da avaliação.

Para o evento, foram aprovados ainda 300 pôsteres, dentre os quais cinco trabalhos científicos da Universidade Ceuma, dos seguintes docentes: Dr. Claudio Alberto Gabriel Guimarães, Me. Cristiane Caldas Carvalho, Me. Thiago Allisson Cardoso de Jesus, Esp. Dalinajara Oyama Homma de Araújo e Esp. Marjorie Evelyn Maranhão S. Matos.

O Coordenador Geral do Curso de Direito, professor Me. Silvio Mesquita destacou o crescimento da produção científica, além da produção técnica relevante no Curso de Direito: “A cultura da pesquisa e da iniciação científica é uma caminho importante na formação e atuação profissional, sendo a produção do conhecimento uma ferramenta para o desenvolvimento da sociedade e do Estado do Maranhão. Os autores estão de parabéns por mais uma etapa científica concluída na jornada acadêmica”.

O CONPEDI é uma referência nacional e internacional para a pesquisa e pós-graduação em Direito. Criado em 17 de outubro de 1989, consolidou-se ao longo das décadas como uma Sociedade Científica do Direito no Brasil que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil. Suas ações institucionais respondem ao desafio de projetar a pesquisa jurídica para o avanço social em nosso país. A partir de 2014, em associação com Instituições Internacionais de Ensinopassou a internacionalizar a instituição e a projetar a produção desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação em Direito brasileiros para o Continente Americano e Europeu.