Curso de Direito desenvolve projeto de extensão nas comunidades de São Luís
O projeto de Extensão intitulado “Direito na comunidade: cidadania e direitos humanos”, vinculado à disciplina Sociologia Jurídica, trata-se de uma iniciativa coordenada pela Profa. Me. Débora de Oliveira Bezerra de Araújo, que visa promover a conscientização das comunidades da ilha de São Luís sobre os aspectos relacionados à cidadania e direitos humanos.
Como atividades prioritárias do projeto estão a discussão de temas pertinentes à realidade da comunidade selecionada pelos alunos envolvidos (2º período vespertino do Curso de Direito – Campus Renascença), bem como a realização de visitas in loco culminando com o desenvolvimento de atividades de acordo com o público alvo.
Neste ano, o Projeto teve como público-alvo a Creche escola Dr. José Ribamar Dourado, mais conhecida como “Creche da Tia Gaúcha”, localizada no bairro Parque Jair, na zona rural de São Luís. Trata-se de uma instituição filantrópica, que conta com a participação de oito mulheres – todas voluntárias – para ensino, recreação e alimentação das crianças. Ao todo, são 51 crianças matriculadas, na faixa etária de zero a doze anos. A instituição começou quando algumas mães passaram a deixar seus filhos com a senhora Maria Nelita, conhecida como Tia Gaúcha, ao saírem para o trabalho.
Ao longo do semestre, foram discutidas na disciplina “Sociologia Jurídica” questões em torno da responsabilidade social do Operador do Direito, culminado com a Ação Social, no dia 09/11/2013, na referida creche. A ação Social envolveu uma apresentação teatral, distribuição de lanche, brinquedos, além de um caderno de atividades e caixa de lápis de cor, tendo como foco os direitos das crianças.