Curso de Fisioterapia realizou projeto “Itinerante: Escola de postura”
Os alunos do 4° e 5° período do Curso de Fisioterapia da Universidade Ceuma sob a responsabilidade da coordenadora do curso, Profa. Me. Karla Castro e colaboração da Profa. Esp. Érica Martins, realizaram durante todo o semestre o projeto “Itinerante: Escola de postura” com crianças do ensino fundamental da escola Portal do Saber.
O objetivo do projeto foi apresentar nas escolas o programa de educação postural infantil, onde foi ensinado às crianças a origem dos problemas relacionados com uma má postura, a como prevenir e não deixar evoluir as escolioses, exercícios adequados à manutenção de uma boa postura e formas de preveni-la. Também ensinar a escolher e adaptar materiais escolares, tênis, cadeiras adequadas e boa postura ao utilizar o computador celular e tablete adequadamente, assim como a melhor postura para estudar e dormir.
Para repassar esse conhecimento para as crianças, os acadêmicos do curso de Fisioterapia realizaram de maneira lúdica e interativa uma peça na qual simularam a escolinha do Chaves. “Durante a execução da peça, tivemos a questão da orientação postural, mostrando qual era a importância da postura, como se consegue sentar direito utilizando o mobiliário do colégio. A mesa, a cadeira, ou a cadeira conjugada. Então para mostrar isso aos alunos nós colocávamos o Chaves sentado de maneira incorreta na cadeira e perguntava para as crianças como seria o certo. Dessa forma eles interagiam e aprendiam colocando o Chaves na posição correta ”, explicou a Profa. Esp. Érica Martins.
O projeto foi baseado em três fases: Na primeira, a orientação foi feita com os alunos dentro da Instituição. Já na segunda etapa, ocorreu na escola, através da peça interativa. E a última foi feita a avaliação das crianças que receberam as orientações posturais. “No momento da avaliação foi bem surpreende, pois não imaginamos a quantidade de crianças que tem desvio postural na escola, e muito desses desvios poderiam ser evitados se já tivessem uma orientação prévia de como utilizar esses dispositivos escolares que são a mochila, o carrinho, o tablete e a mesa conjugada. Durante a avaliação quase 80% da turma apresentaram desvios posturais, desde a cava do pé até a altura do ombro”, explicou a professora Érica Martins.
Segundo a Profa. Esp. Érica Martins o projeto trouxe uma resposta muito boa. “No começo da atividade perguntamos quem sentia dor nas costas, então quase de unanime todo mundo levantava a mão. As crianças surpreenderam os acadêmicos, por que nós achávamos que ninguém iria dizer que sentiam dor. Quando perguntamos o motivo, eles disseram que carregaram muita coisa dentro da mochila e por que sentavam em casa errado. Então a resposta para mim quanto professora, foi muito positiva, pois eu nunca fiquei tão feliz em um projeto como este”, explicou.