Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

23 de maio de 2014, 19:47 - Por Conteudo Digital

De portas abertas para a cultura

A exposição inédita Fonte das Cores, do músico e artista plástico Betto Pereira, abrirá o circuito cultural da Universidade Ceuma, que ocorrerá de 26 a 30 deste mês, nos Campi Renascença, Cohama e Anil; o projeto será realizado todos os anos

DSC_2007

Coord. do Cebetec Artur Cabral, coorda. de Pós-Graduação Nydia Maciel, coord. de Extensão Toni Guimarães e o reitor Marcos Barros

Um circuito cultural voltado para universitários movimentará os campi da Universidade Ceuma neste mês. A programação do primeiro Circuito de Artes Ceuma, que segue a linha do já consolidado Ceuma Cultural, mas com alguns diferenciais e conta com a promoção dos setores de Pós-graduação e Extensão. O evento será iniciado no dia 26 e prosseguirá até o dia 28, no Campus Renascença, seguindo no dia 29 para o campus Cohama e dia 30 no campus Anil, com exposição de quadros inéditos do músico e artista plástico Betto Pereira, que também fará um pocket show com base no seu mais recente disco, “O samba que é bom”. No Renascença as telas ficarão expostas no hall principal da instituição e no espaço em frente à livraria Bellas Artes.

Segundo o gestor de Pós-Graduação da Universidade Ceuma, Artur Cabral Marques, o projeto surgiu com o objetivo de abrir as portas da instituição para acolher inciativas artísticas e mostrá-las ao público interno. “O Ceuma está tendo uma iniciativa de universidade ao acolher iniciativas artísticas, em áreas como música, artes plásticas, fotografia, dança, e mostrar que a nossa instituição está de portas abertas para esses artistas. A nossa intenção é criar um calendário anual, com eventos programados para o ano inteiro. Temos mais de 20 mil alunos em nossa instituição, que muitas vezes passam o dia aqui e para quem queremos mostrar um pouco do que está acontecendo no cenário cultural”, destaca.

Artur Cabral ressalta que a instituição sempre teve uma ligação estreita com as artes, mas com ações pontuais. “Essa é uma forma de sistematizar iniciativas que antes eram isoladas. Assim como o SLZ Fitness, evento de saúde e bem estar que já se tornou referência na área, queremos que esse circuito também se consolide”, afirma.

A edição deste ano do projeto abrirá espaço para que Betto Pereira, músico bastante conhecido no Maranhão, possa mostrar o seu lado artista plástico aos universitários e visitantes. A nova faceta do cantor ficou conhecida do grande público em outubro do ano passado na exposição Telas e Tons. Os quadros que estarão expostos no hall da Universidade Ceuma integram a exposição Fonte das Cores, uma sequência ao trabalho iniciado no ano passado. “Serão mais de 50 telas inéditas em exposição, que destacam a figura do pregoeiro e igrejas. O meu estilo é definido como abstrato figurativo, bastante colorido, e a minha técnica é acrílico sobre tela, com o uso de espátulas”, descreve.

Mas para quem está acostumado a ouvir o músico cantar, Betto Pereira fará um pocket show, que será uma espécie de lançamento do seu mais recente disco, O samba que é bom. “Esse disco ainda não foi oficialmente lançado, embora já seja um pouco conhecido, por isso, na exposição faremos um show de lançamento desse trabalho, que mistura um pouco desses meus dois lados, pois cada canção tem uma tela correspondente”, explica Betto Pereira, que se apresentará ao lado de dois músicos na abertura da exposição, no Campus Renascença. Além de ser o artista que estreará o novo circuito cultural, Betto Pereira também será curador do projeto, que abrirá espaço para a fotografia e a dança em suas próximas edições.