Defesa de Mestrado em Odontologia
No dia 5 de março, a aluna Reggiani Azevedo, orientada pelo Professor Dr. Marcos André dos Santos da Silva, defendeu sua dissertação de mestrado com o tema: Avaliação microbiológica em alicates ortodônticos, após desinfecção com álcool 70, glutaraldeído 2 ( por cento ), e ácido peracético 0,25(por cento).
A dissertação tem por objetivo avaliar e comparar três desinfetantes: álcool 70%, glutaraldeído 2% e ácido peracético 0,25%, quanto à eficácia, na desinfecção de alicates ortodônticos com os microorganismos: Streptococcus mutans, Staphylococcus aureus e Cândida albicsns.
Segundo Reggiani Azevedo, a pesquisa averiguou a necessidade de melhorar o controle de infecção no consultório ortodôntico, especialmente no que se refere aos alicates. “Os desinfetantes químicos glutaraldeído, ácido peracético foram eficazes para inibir o crescimento de todas as cepas microbianas utilizadas como microorganismos de testes. A desinfecção de alicates ortodônticos com álcool, não foi suficiente para a total eliminação da bactéria Staphylococcus aureus”, explicou.
A banca foi composta pelos professores doutores Marcos André dos Santos da Silva, Elizabeth Fernandes e Viriato Campelo.