Dia da Telefonista – 29 junho
Desde o ano de 1956, no dia 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista. O surgimento da profissão só foi possível a partir de 1876, ano em que Alexandre Graham Bell inventou o telefone, provocando uma revolução nos meios de comunicação. A primeira vez que se comemorou a data foi em 29 de junho de 1956. No início, as telefonistas eram indispensáveis e faziam todas as ligações entre as pessoas. Atualmente, elas são indispensáveis às empresas que desejam dar um bom atendimento a sua clientela.
É o profissional responsável por todo o sistema telefônico da empresa. Entre as atribuições as mais comuns estão: receber e transferir ligações, efetuar chamadas telefônicas nacionais e internacionais, registrar informações, transmitir mensagens, localizar pessoas, entre outros. É o “cartão de visitas” da empresa, portanto, deve estar apto a responder perguntas e tirar as dúvidas do público, ou encaminhar as perguntas a funcionários aptos a respondê-las.
Antes dos sistemas telefônicos serem automatizados, os telefonistas eram responsáveis por transferir ligações manualmente, principalmente as interurbanas. Atualmente, em muitas empresas, o telefonista exerce também as funções de recepcionista, coordenando todo o atendimento ao público, não só o telefônico, como também o pessoal.
A Universidade Ceuma nos lembra da importância desse profissional que é a voz da empresa em que trabalha.