Dia do Administrador de empresas – 09 de setembro
Administração é uma ciência social que planeja, organiza, dirige, controla e coordena recursos financeiros, físicos e tecnológicos das organizações, proporcionando o bom funcionamento, do mesmo modo que disciplina os fatores de produção e lucratividade.
A Administração é uma ciência social que planeja, organiza, dirige, controla e coordena recursos financeiros, físicos e tecnológicos das organizações, proporcionando o bom funcionamento, do mesmo modo que disciplina os fatores de produção e lucratividade.
Etimologicamente, a palavra “Administração” provém do latim administratione, e significa “direção, gerência”, ou seja, é o ato de gerir uma constituição de pessoas que se relacionam em um determinado ambiente e com os mesmos objetivos.
Sua história iniciou-se na Suméri, aproximadamente no ano de 5.000 a.C, quando o sumerianos buscavam resolver problemas administrativos referentes a economia, política, sociedade etc. Anos mais tarde, com o advento das empresas na Revolução Industrial, nos meados do século XIX, na Inglaterra, levou profissionais de outras áreas, como a Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Por conta dessa variedade de ciências diversas, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.
O primeiro a conceituar as funções básicas de um administrador foi o engenheiro francês Jules Henri Fayol.
No dia 09 de setembro de 1965, foi regulamentado o dia do Administrador em virtude da assinatura da Lei nº 4769, instituído pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68.