Dia do Bibliotecário – 12 de março
No Brasil, o Dia do Bibliotecário foi instituído pelo decreto Nº84.631, de 12 de abril de 1980. É comemorado no dia 12 de março, em homenagem ao nascimento do primeiro bibliotecário concursado no Brasil, Manuel Bastos Tigres.
Atualmente a Universidade Ceuma possui 37.239 títulos e 176.482 exemplares distribuídos entre os campi Anil (Biblioteca Arthur Azevedo), Bacabal, Cohama (Biblioteca Gonçalves Dias), Imperatriz e Renascença (Biblioteca Presidente José Sarney) e conta com o apoio de cinco Bibliotecárias: Gleice Melo (Gestora), Leontina Silva, Luciane Silva, Michele Silva e Clemilda Izaias.
A bibliotecária Michele Silva trabalha há 1 ano e 9 meses na Biblioteca Presidente José Sarney do campus Renascença. Ela é formada em Biblioteconomia (Bacharelado) pela Universidade federal do Maranhão (UFMA) e divide suas horas entre o trabalho na Universidade Ceuma e a dedicação ao seu segundo curso superior.
Segundo ela, o bibliotecário é um profissional apto a interpretar o que o cliente precisa, promovendo o incentivo à leitura e o acesso à informação. “A equipe de bibliotecárias da Universidade Ceuma assume o papel de mediadoras e educadoras, tornando possível a recuperação e disseminação da informação armazenada em seus diferentes suportes, de forma interativa e dinâmica, proporcionando o aprimoramento do saber e a melhoria das necessidades informacionais da comunidade acadêmica, contribuindo plenamente para que a Universidade cumpra suas funções de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirmou.
Nesse dia, a Universidade Ceuma homenageia e parabeniza alunos e profissionais da área, em especial as Bibliotecárias da Instituição, por estarem sempre promovendo a disseminação da informação e do conhecimento.