Dia do Folclore – 22 de agosto
Dia do Folclore – 22 de agosto
Folclore é o conjunto de costumes e tradições de um determinado povo. Sua manifestação consiste em lendas, alimentos, danças populares, brincadeiras infantis e dialetos, dentre outros. Esses elementos são transmitidos oralmente de geração a geração e varia de acordo com a região, grupo e cultura.
Etimologicamente, a palavra folclore é de origem saxônica, derivada de dois vocábulos: folk (povo) e lore (conhecimento). Com a junção passou a significar “conhecimento popular”. O termo foi idealizado pelo pesquisador da cultura europeia William John Thoms.
No Brasil, o Folclore é constituído da mistura das 3 raças. Dessa miscigenação de etnias, surgiu a sua identidade cultural. Os personagens mais conhecidos do folclore brasileiro são Currupira, Saci-Pererê, Boto, Lobisomem e Mula sem Cabeça. Algumas dessas lendas foram criadas da imaginação popular. Outras para transmitir mensagens importantes ou assustar as pessoas.
Essa data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore. É marcada por festividades em todo o território nacional. Escolas e Centros culturais realizam atividades que objetivam divulgar a riqueza cultural de cada região.