Dia do Motorista – 25 de julho
O Dia do Motorista é comemorado no dia 25 de julho em virtude de também ser celebrado o dia de São Cristovão, padroeiro deste profissional. “Cristovão” significa “aquele que carrega Cristo”, “porta-Cristo”.
De origem grega, a lenda desse mártir consiste na ideia de que era um homem alto e forte. Quando era jovem, servia a um rei poderoso de Canaã que ficou admirado por sua estatura e força, pois era requisitado para realizar trabalhos pesados e de segurança. Entretanto, procurava o príncipe mais poderoso do mundo para servir e descobriu que Lúcifer era a autoridade suprema. Movido por sua personalidade ostensiva, colocou-se a serviço deste. Através de um ermitão, percebeu que Jesus Cristo era o maior rei do mundo. Mediante a isso, Cristovão trocou a vaidade pelo serviço ao próximo. Por conta da sua extrema força, pôs-se a deslocar pessoas de uma margem para outra do rio. Certo dia, um menino pediu-lhe que o transportasse e, à medida que Cristovão o transportava, as suas costas pesavam mais. Espantado com o fato, o menino disse-lhe: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”.
Desse modo, passou a ser reconhecido como o padroeiro dos viajantes e motoristas, especialmente pelo ofício que exercia.
São Cristovão foi apóstolo da região de Lícia e martirizado por volta de 250 D.C., sob o imperador Décio.