Dia Nacional da Vacinação – 17 de outubro
Dia Nacional da Vacinação – 17 de outubro
A vacinação no Brasil surgiu no início do século XX. Nessa época não existia saneamento básico nas capitais, o que comprometia a saúde das pessoas com epidemias de febre amarela, varíola e outras doenças.Receber uma vacina é se proteger contra um tipo de doença, uma forma bem mais fácil e sem riscos para a vida, pois garante a imunidade contra as doenças.
A primeira vacina foi criada em 1796, pelo inglês Edward Jenner, que injetou em um garoto de oito anos de idade um soro de varíola bovina, conseguindo imunizá-lo. A raiva de animais era facilmente transmitida para os humanos, mas em 1885, Louis Pasteur criou a vacina contra essa doença. A partir daí surgiram vários outros tipos de vacina, contudo uma das mais importantes invenções foi criada em 1960, por Albert Sabin, contra a paralisia, mais conhecida como gotinha.
As principais vacinas são a BCG, que protege contra a tuberculose; a Tríplice, contra difteria, tétano e coqueluche; a Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; a vacina contra Hepatite B; a HIB, que protege contra a meningite, dentre várias outras.
O Ministério da Saúde oferece, gratuitamente, vários tipos de vacinas e promove campanhas para manter as pessoas informadas. As vacinas podem ser encontradas nos postos de saúde de todas as cidades.
A Universidade Ceuma lembra que, para a prevenção, não há idade. Certifique-se dela nos postos de saúde e vacine-se.