Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

5 de junho de 2014, 18:19 - Por Conteudo Digital

Docente participará de dois congressos internacionais

DSC_1903

A coordenadora do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade Ceuma, Profa. Dra. Cristina Loyola

Entre os dias 15 e 18 de junho, será realizado em Estocolmo o Consórcio Internacional para o Desenvolvimento Educacional (ICED), evento que promoverá o desenvolvimento educacional e acadêmico no Ensino Superior em todo o mundo. A coordenadora do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade Ceuma, Profa. Dra. Cristina Loyola, com a colaboração de outros professores de diversas Instituições do Maranhão, integrantes da Secretaria Adjunta de Atenção Primária em Saúde e da UFMA, teve um Plano de Trabalho e Avaliação (PTA) aprovado para o congresso. A docente apresentará o PTA do Idoso no Instituto Karolinska, uma das maiores universidades médicas da Europa.

A professora também participará, entre os dias 23 e 26 de junho, da Conferência Mundial de Mídia e Tecnologia Educacional (EDMEDIA 2014), realizada em Tampere, Finlândia. A conferência anual serve como fórum multidisciplinar para a discussão e troca de informações sobre a pesquisa, desenvolvimento e aplicações em todos os temas relacionados à Multimídia, Hipermídia e Educação Telecomunicações/Distância. Ela  irá apresentar o PTA da Mulher.

O Plano de Trabalho e Avaliação desenvolvido analisou seis grupamentos humanos que compõem a Saúde Básica: Gestante, Puérpera e Dupla Mãe-bebê; Criança, Adolescente, Mulher, Homem e Pessoa idosa. A professora, juntamente com os integrantes da Secretaria, constatou que os 6 PTA’s são um instrumento de Gestão de Qualidade para avaliar tanto o desempenho, como a qualidade das ações a serem realizadas na Atenção Primária. “O objetivo é propor ao Maranhão a implantação dos 6 PTA’s na estratégia de Saúde da Família, nas mais de 3000 equipes de Saúde da Família”, ressaltou.

Segundo a docente, o PTA é um modelo que simplifica, ao máximo, a forma de pensar e agir. Implica em dimensões importantes, em atividades a realizar, em indicadores de processo, que devem ser executados por responsáveis, num tempo determinado. “Os profissionais, num determinado tempo, garantem os indicadores, que certificam a qualidade das ações, que satisfazem a dimensão para atingir o objetivo”, afirmou a professora.

PTA’s da Atenção Básica

No grupo de Gestante, Puérpera e Dupla mãe-bebê, foram analisados os indicadores para uma gestação saudável e segura, gestação de risco, parto seguro e humanizado; bebê saudável na 1ª semana de vida; mãe saudável na 1ª semana pós-parto; mãe e bebê após a 1ª semana.

No grupo Criança, o objetivo foi promover a saúde da criança na atenção primária. Analisaram-se o crescimento e desenvolvimento saudável para crianças de 29 dias a 6 meses; crescimento e desenvolvimento saudável para crianças de 6 meses a 2 anos; crescimento e desenvolvimento saudável para crianças de 2 anos a 10 anos e crescimento e desenvolvimento de crianças com intercorrências.

Na PTA do Adolescente, o crescimento e desenvolvimento saudável foram os quesitos avaliados entre jovens de 10 a 19 anos, buscando, assim, um crescimento e desenvolvimento saudável. Foram analisados adolescentes com intercorrências: diabetes, obesidade, hipertensão, HIV, abuso e exploração, outras formas de violência (física, psicológica, acidentes); gravidez, doença mental e dependência química.

No grupamento humano Mulher, consideraram-se mulheres saudáveis e aquelas que necessitavam de cuidados específicos. Dentro do PTA, constam oficinas de capacitação para profissionais da saúde com objetivo de promover a saúde da Mulher.

No PTA do Homem, foram analisados homens saudáveis e com intercorrências. Para promover a saúde do Homem, foram oferecidas oficinas de capacitação para profissionais da área, rodas de conversa e ciclo de palestras sobre a política de Atenção Integral à saúde do Homem; Distribuição de materiais educativos (cartilhas, folders, cartazes) em rodoviárias, jogos de futebol, bares, canteiros de obras e outros.

O PTA da Pessoa Idosa preocupou-se com o envelhecimento saudável e seguro. Tratou-se do envelhecimento com intercorrência e o envelhecimento com dependência. Foram oferecidas oficinas de capacitação para profissionais em Saúde da Pessoa Idosa e Estatuto do Idoso, orientação ao idoso sobre a importância e o uso contínuo de sua caderneta de saúde, vacinação, consultas médicas e de enfermagem; consultas odontológicas e distribuição orientada do kit de saúde bucal, avaliação física, oficinas de alimentação saudável, avaliação das condições da saúde mental.