Docente participou de treinamento para os Avaliadores INEP/MEC
Docente participou de treinamento para os Avaliadores INEP/MEC
No dia 07 de agosto, o docente da Universidade Ceuma e Conselheiro Federal de Administração do Estado do Maranhão, Prof. Dr. Samuel Melo Jr., reuniu-se com o grupo de avaliadores da Educação Superior- SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para avaliar e rever os indicadores de avaliação in loco. A ocasião foi realizada na sala de assessoria da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES).
O foco da reunião associa-se à melhoria da qualidade dos cursos. Foi realizada uma oficina na Área de Administração com o objetivo de construir o documento orientador para utilização dos avaliadores do Banco de Avaliadores (BASis), por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), durante as avaliações in loco.
“O procedimento foi realizado para todos os cursos superiores de bacharelado. No caso específico, estamos revendo e agregando para a área de Administração. E, posteriormente, estaremos no processo de treinamento dos avaliadores.”, explicou o docente.
Estiveram presentes a coordenadora Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e IES, Prof.ª Zilda Alves, a Coordenadora do CGACGIES/DAES/INEP/MEC, Prof.ª Sueli Macedo Silveira, além do docente de Administração da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Samuel Melo Jr. e os docentes Prof. Dr. Rui Otávio, Prof. Dr. Gildo Galindo, Prof. Dr. Mauro Kreus e Prof. Dr. Mário Moraes.
Saiba Mais:
O Banco de Avaliadores constitui-se em cadastro nacional e único de avaliadores selecionados pelo Inep para constituição de Comissão de Avaliação in loco, regulamentado pela Portaria nº 1.027, de 15 de maio de 2006.
A avaliação obedece aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência, eficiência e economicidade, bem como segurança jurídica, interesse público, melhoria da qualidade da educação superior, ressaltando os compromissos, as responsabilidades sociais e a missão pública das instituições de educação superior e o respeito à identidade e à diversidade das instituições de educação superior e dos cursos superiores.
A seleção de avaliadores ocorre de acordo com a demanda de avaliações do Inep, sendo realizada uma pré-seleção e consequente convite para a capacitação, publicada na Portaria Ministerial que homologa os nomes que passam a fazer parte do BASis.