Docentes da área de Engenharia Ambiental participarão da SBPC 2015
Docentes da área de Engenharia Ambiental participarão da SBPC 2015
Os Profs. Me. Mario Masao Goto e Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva, e os alunos do Curso de Engenharia Ambiental, Tassia C. S. Pedrosa, Mayara L. S. Araújo, Vitor O. Costa, Monalisa S. Jesus, Genilson J. S. Ribeiro , tiveram trabalho de pesquisa aprovado para apresentação na Sessão de Pôsteres, que será realizada durante a 67ª Reunião Anual da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, de 12 a 18 de julho de 2015, na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, em São Carlos/SP.
A pesquisa se destina a avaliar a qualidade do ar da cidade de São Luís/MA em termos de material particulado, que consiste no monitoramento contínuo da qualidade do ar de uma cidade. Com os dados obtidos das estações de monitoramento, consegue-se realizar análise crítica baseado nos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Os resultados da qualidade do ar podem embasar a tomada de decisões por parte de órgãos públicos ambientais e empresas privadas, no intuito tornar o ar mais propício para o ser humano e o meio ambiente.
Neste trabalho foram realizados os levantamentos e coleta de dados, referente aos anos de 2013 e 2014, das estações de monitoramento da qualidade do ar da cidade de São Luís, para análise da qualidade ambiental sobre os aspectos relacionados às partículas totais em suspensão (PTS) e às partículas inaláveis (PI). Os monitores de material particulado possuem o princípio de medição através da atenuação de raios Beta.
Como conclusão da pesquisa, foi constatado que os índices nos anos de 2013 e 2014, mantiveram-se dentro dos limites estabelecidos pela Resolução CONAMA 003 de 1990 com relação a média de 24 horas para PI e PTS. Para indicadores de qualidade do ar, seguindo a norma da CETESB, os resultados apresentados situam-se entre as faixas boa e regular.