Docentes e acadêmicos desenvolvem programa de prevenção às alterações posturais no ambiente escolar
Promover a Responsabilidade Social de forma consciente, através de ações de cidadania, é o que buscam os alunos dos cursos de Fisioterapia e Design da Universidade Ceuma. Realizado na Escola Albérico Silva (CIEPS-Alemanha), o projeto de Extensão Amigos da Escola envolve estudantes de 07 a 14 anos, além dos professores, no trabalho de informação e educação sobre postura corporal. Coordenado pela Prof.ª Rosane Dias, a iniciativa conta com o apoio da docente do curso de Fisioterapia, Ana Lourdes Avelar e da professora de Design e Engenharia de Produção, Rita Mattos Rafael.
O projeto foi idealizado pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Prof.ª Me. Karla Castro Soares. Após ingressar na Universidade Ceuma, em 2012, a docente Rosane Dias deu continuidade à iniciativa, criando novos objetivos e incorporando outras áreas da Fisioterapia além da Ortopédica, a exemplo da Ergonomia, em parceria com a professora Ana Lourdes Avelar.
“Para a Universidade Ceuma, o projeto pactua com o bom nível acadêmico buscado em cada ação ao mesmo tempo em que se coloca a serviço da construção de uma sociedade independentemente e soberana, científica, tecnológica e culturalmente voltada para os interesses concretos da população brasileira”, esclareceu a coordenadora do curso, Prof.ª Me. Karla Castro Soares.
Ela afirma que a relevância do projeto em si é imensurável considerando-se o valor da experiência e conhecimento adquirido sobre o tema pelos alunos, já que é através dos projetos de extensão que os universitários aprendem, conhecem, ensinam e emocionam-se diante de duras realidades, mas também se apaixonam pelas historias brilhantes que encontram pelo caminho.
“Os projetos de extensão são atividades que objetivam promover a materialização do processo de dissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e buscam a integração com a sociedade. Permitem envolver os estudantes nos problemas sociais e nas diversas formas de manifestações culturais da população, além de despertar e estimular o trabalho voluntário entre eles”, ressaltou a docente Rosane Dias.
Ela explicou que, na graduação de Fisioterapia, disciplina de Fisioterapia Ortopédica, os alunos desenvolvem competências e habilidades que lhes permitem identificar alterações no alinhamento da coluna vertebral, avaliação da postura corporal, objetivos e as formas de prevenção e tratamento dessas alterações. No período entre a infância e adolescência a postura encontra-se em processo de desenvolvimento, e é justamente nesta fase que a adoção de uma postura corporal incorreta poderá ter repercussões negativas no futuro.
“Estudos apontam que, dos 7 aos 12 anos, a postura da criança sofre grande transformação, compatível com as novas proporções do seu corpo, obtida através do uso inadequado da mochila, vícios posturais adquiridos com a maneira de sentar-se, assistir televisão ou usar o computador. Com base nesse panorama, a escola, além de ser um lugar agradável de trabalhar, é um poço de riqueza quando se fala de praticar o que foi desenvolvido em sala de aula. Os desvios da coluna vertebral podem estar associados ao uso incorreto da mochila, mobiliário inadequado, além de outros fatores, a união com o design e a ergonomia foi pertinente”, explicou a professora.
O projeto funciona da seguinte maneira: é feito um trabalho de orientação com os profissionais da Educação, especialmente com os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sobre noções básicas de postura e Ergonomia. São transmitidas aos alunos e professores noções básicas de Anatomia e Biomecânica associadas a noções ergonômicas. É realizada a aplicação de exercícios posturais preventivos e corretivos em alunos da educação infantil, avaliação postural sistematicamente nos estudantes, além da colheita de dados para subsidiar pesquisas e artigos concernentes à área de educação postural.
Em agosto, os trabalhos do Projeto Amigos da Escola na Escola Albérico Silva serão retomados. Os acadêmicos que desejarem fazer parte dessa iniciativa deverão procurar a coordenadora do projeto, Prof.ª Rosane dias, na Coordenadoria do curso, no campus Renascença.