Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

28 de janeiro de 2015, 16:00 - Por Conteudo Digital

Docentes e aluna da Universidade Ceuma participaram do 30º FIEP

Docentes e aluna da Universidade Ceuma participaram do 30º FIEP

Os docentes da Universidade Ceuma, Prof. Me. Fabiano Furtado, professor e coordenador do Curso de Educação Física e a Prof. Dr. Ana Eugenia Araújo Furtado, professora e coordenadora do grupo de pesquisa do Curso de Educação Física, juntamente com Laura Quintanilha Mourão Santos, aluna do 6° período do curso de Educação Física participaram do 30° FIEP.

O 30º Congresso Internacional de Educação Física aconteceu em Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 10 e 24 de janeiro de 2015, do qual participarammais de 30 profissionais renomados nacional e internacionalmente. No congresso, 24 países foram representados, sendo a maioria da América do Sul (Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela).

Prof. Me. Fabrício 2

Prof. Me. Fabiano Furtado, professor e coordenador do Curso de Educação Física.

O coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Me. Fabiano Furtado, foi convidado pelo presidente da Federação Internacional de Educação Física e Esporte, Prof. Almir Grum, e pelo Prof. Dr. José Fernandes Filho, na condição de palestrante, escolhido dentre mais de 30 profissionais renomados nacional e internacionalmente nas diversas áreas da Ciência do Esporte.

O Prof. Fabiano ministrou ainda curso sobre “Prevenção e Reabilitação de Lesões na Atividade Física e no Esporte” e um segundo sobre “Personal Training para grupos especiais”.

“Nestes cursos, abordamos a questão das principais alterações na coluna vertebral e também tivemos a participação em um curso sobre exercício para mulheres. Foram temas bem atuais, bem relevantes, onde tivemos a oportunidade de discutir alguns assuntos de interesse da comunidade acadêmica, muito valiosos e de um aprendizado importante na minha vida profissional e de todos aqueles que estavam ali trocando essas experiências” declarou o professor Furtado.

O Professor Fabiano ressaltou a honra de ter representado a Universidade Ceuma e o estado do Maranhão: “Tive a honra de ministrar estes cursos extras, que tiveram não só reconhecimento por parte dos alunos que participaram mas também o reconhecimento por todos os profissionais que estavam presentes, de forma que me senti muito honrado de ter representado o Estado do Maranhão e, especificamente, a Universidade Ceuma neste congresso. Afinal de contas, nós somos profissionais vinculados a esta Instituição e estávamos a representando”, declarou.

Prof. Dr. Eugenia

Prof. Dr. Ana Eugenia Araújo Furtado, apresentou trabalho de pesquisa.

Já para a professora e doutora em Saúde Coletiva, Ana Eugenia Araújo Furtado, foi um privilégio os professores terem ido e levado uma aluna componente do grupo de pesquisa. Segundo ela, “Ter participado do FIEP 2015 engrandeceu sobremaneira o resultado do trabalho da equipe, executado ano passado. Nós nos sentimos privilegiados em poder ter contado com a ajuda de custo da Universidade Ceuma para que a gente pudesse realmente estar partilhando aprendizado e pudéssemos ter contato com professores de vários outros países”. A professora Ana Eugenia destaca que o aprendizado adquirido foi enorme, tanto como docente, quanto no aspecto de experiência a ser repassada aos alunos. Ana Eugenia declara ainda que “Foi um privilégio participar de um evento internacional juntamente com componentes do grupo de pesquisa,. O apoio do Ceuma foi fundamental para nossa participação. Agradeço a Universidade Ceuma por esse momento vivenciado, experiência que engrandecerá toda nossa vida acadêmica”.

Sobre o trabalho apresentado, a doutora em Saúde Pública destacou que: “O trabalho apresentado por mim foi sobre a linha de pesquisa de envelhecimento. Em relação ao treinamento de força com mulheres idosas, trabalhamos membros superiores e inferiores, mostrando o antes e o depois do efeito da atividade física nesse processo de envelhecimento e no melhoramento da qualidade de vida nessas idosas”.

A professora ressalta ainda que: “Foi uma experiência válida, um crescimento profissional e pessoal. Essa troca de experiência com pessoas de outras culturas, outros países, com visões diferentes, foi de fundamental importância para o crescimento. Além disso, representar a Universidade Ceuma foi um imenso prazer”.

Laura Quintanilha Mourão Santos, apresentou trabalho de pesquisa no Congresso.

Laura Quintanilha Mourão Santos, graduanda do 6° período do curso de Educação Física, que também participou do 30° Congresso Internacional, falou sobre o trabalho exposto: “O trabalho o qual apresentei abordava o risco de doenças coronárias em professores sedentários da Instituição. Para tal objetivo, foram analisados 77 professores da Universidade Ceuma entre 24 e 60 anos”. A aluna do 6° período, Laura Quintanilha Santos, aperfeiçoou seus estudos, durante o Congresso Internacional, frequentando dois cursos, o de “Personal Trainer para grupos especiais”, ministrado pelo Prof. Me. Fabiano Furtado juntamente com outros professores, e o de “Personal Coach” também voltado para a área de Personal Trainer.

Laura Quintanilha evidenciou gratidão para quem a ajudou: “Agradeço a todos que, de alguma forma, me ajudaram a participar do 30° Congresso: a André Michel Pinheiro, da ASCOM da Universidade que me ajudou a fazer o banner; a Francenilde Souza que me ajudou desde a escolher as passagens até a abordagem do banner. Foi ela a pessoa que agiu em nome da Instituição para que tudo se concretizasse. Agradeço ainda a Coordenadora de Pesquisa, Prof. Cristina de Andrade Monteiro, e aos meus professores e incentivadores, Profa. Drª. Ana Eugenia e Prof. Me. Fabiano Furtado,  para que eu como aluna pudesse  participar do evento. Quero agradecer, em especial, ao Prof. Dr. Valério Monteiro, Pró-reitor de Ensino Pesquisa e Extensão, que disponibilizou realmente minha ida e da Prof. Drª. Eugenia, com a ajuda de custo da Universidade Ceuma, e ao reitor, Prof. Me. Marcos Barros, que é um grande incentivador desse tipo de ação. O que mais posso dizer é que foi uma experiência fantástica,  proporcionada pela Universidade Ceuma”.