Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

18 de fevereiro de 2016, 14:02 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Editora alemã publica livro de docente e egressos da Uniceuma na área de qualidade ambiental

O prof. Me. Marcelo Henrique, enviou as monografias para a editora alemã.

Docente do Curso de Engenharia e do curso de Arquitetura e Urbanismo, o prof. Me. Marcelo Henrique Bandeira Costa Alencar enviou para a editora Novas Edições Acadêmicas, marca comercial da editora alemã OmniScriptum GmbH & Co.KG, quatro dissertações que foram aceitas e editadas.

A primeira monografia a ser transformada em livro foi a dissertação defendida por ele, em 2009, no mestrado em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na linha de pesquisa a área de qualidade ambiental, intitulada “Tratamento alternativo de dejetos sanitários. Uma experiência prática”. As outras três monografias enviadas, e também aceitas, foram de egressos da graduação do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, orientados pelo professor na conclusão do curso.

O Prof. Me. Marcelo Henrique explicou sobre o que abordou na tese. “A obra é uma experiência prática e aborda a tecnologia do banheiro seco, um sistema sanitário de tratamento dos dejetos humanos que utiliza matéria orgânica seca na descarga em vez de água. Mostra-se como uma alternativa viável, considerando-se seu baixo custo e o significativo histórico de experiências bem-sucedidas no Brasil”, explica Marcelo Alencar.

O segundo livro a ser editado foi o do egresso Lucas Jardim Athayde, “Urbanização e hidrologia na sub-bacia do rio Gangan em São Luís/MA” propôs-se a  analisar os efeitos no escoamento superficial da sub-bacia hidrográfica urbana do rio Gangan, localizado no bairro Turu. O trabalho comparou o comportamento hidrológico em diferentes cenários históricos de urbanização a partir da análise da ocupação urbana nos anos de 1993, 2001 e 2010.O objetivo foi avaliar a alteração no comportamento hidrológico ocorrida na área de estudo, em função da urbanização desenvolvida, através da análise dos hidrogramas unitários gerados a partir do escoamento superficial nos cenários de ocupação acima descritos.

Outro trabalho editado foi do egresso Sebastião Vieira Coimbra Neto, sob o titulo de: “Simulação computacional aplicada à drenagem urbana em São Luís/MA”. Versou sobre o uso e a ocupação desordenada do solo, associada à expansão da urbanização nas cidades, resulta em problemas ambientais, sociais e econômicos. A carência de técnicos especializados, atrelada à ausência de levantamentos topográficos, informações sobre índices pluviométricos, dados geológicos, aliada à falta de uma ferramenta de modelagem tudo isto, faz com que a maioria dos projetos de drenagem urbana em São Luis/MA, sejam elaborados de maneira empírica pelos projetistas. Com base nesta questão, dimensiona-se um projeto de drenagem urbana de uma área no bairro Vinhais, que apresenta sérios problemas de alagamento, fazendo uso do software Storm and Sanitary Analysis, objetivando demonstrar as melhorias de desempenho e produtividade decorrentes do sua utilização.

“Elaboração de projeto técnico de aterro sanitário de pequeno porte. Uma experiência no município de Nova Colinas/MA” foi o último trabalho editado. Abordou
a destinação adequada dos resíduos sólidos como importante ferramenta para a promoção do bem estar das populações urbanas, mesmo em municípios de pequeno porte, uma vez que evita a proliferação de vetores transmissores de doenças, minimiza a contaminação do solo e das águas subterrâneas bem como diminui consideravelmente a emissão de odores desagradáveis nas imediações do local de sua deposição. A despeito das deficiências verificadas na maioria dos municípios brasileiros, a presente pesquisa visa apresentar soluções, através da elaboração de um estudo técnico, para a questão do lixo no município de Nova Colinas/MA. Demonstra que as soluções de tratamento e deposição adequados são aplicáveis mesmo em municípios com menor contingente populacional.