Egresso da UniCeuma realiza projeto para profissionais da área de Enfermagem
Com o objetivo de fazer maior divulgação da Enfermagem, o egresso da Universidade Ceuma, o Sr. Raimundo Renato da Silva Neto, elaborou durante três anos o projeto ‘‘Instituto Sou Enfermagem’’, que tem como objetivo utilizar as mídias e tecnologias para mostrar a representação social que a enfermagem tem para a sociedade.
Esse projeto fará parcerias com alguns órgãos de classe, inclusive com a Universidade Ceuma. A intenção é mostrar o que esses profissionais fazem, quais as suas áreas de atuações e, sobretudo, a relevância da enfermagem para a sociedade.
O Coordenador do projeto, Sr. Renato Neto, discorreu sobre ele. ‘‘Tudo começou com uma ideia, e hoje está virando realidade. Isso tudo nasceu quando já estava quase no período final do curso de Enfermagem, no Ceuma. Quando passei o projeto para a Professora Keila Passos, ela desde o início abraçou esse sonho; então, o projeto é um Instituto Social que, com a ajuda de vários profissionais, inclusive estudantes do Uniceuma e de outras Faculdades, trabalhará com a comunidade na questão Educacional de Saúde e trazer valorização do profissional de enfermagem’’.
A grande novidade desse projeto será a criação de uma Tv on-line, onde serão exibidas todas as atividades realizadas. O público também poderá acompanhar matérias pelo site do projeto (www.souenfermagem.com.br) e através das redes sociais ‘‘Sou Enfermagem’’.
O egresso Renato Neto falou da importância da iniciativa da tv: ‘‘A intensão da tv é agregar a valorização para o profissional e desenvolver ações informativas, educativas e culturais que serão elaboradas através do material Audiovisual. Queremos fazer o registro desses bons profissionais’’.
A Profa. Francisca Noronha, coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Ceuma, comentou o projeto: “Esse projeto terá cunho científico, com exibição e apresentação de trabalhos científicos. Faremos algumas discussões sobre assuntos da enfermagem. O Renato, que é o elaborador desse projeto, fará parcerias com vários órgãos da classe, para agregar a esse projeto, inclusive com a Universidade Ceuma.
A Profa. da Universidade Ceuma, Kheila Passos, referiu a necessidade da criação desse projeto. ‘‘O Instituto surgiu da necessidade de mostrar aos profissionais de enfermagem que a nossa profissão não possui apenas mazelas. Infelizmente, a enfermagem está muito desacreditada e vem sendo colocada de escanteio. O Instituto chegou para resgatar e apresentar à sociedade os bons profissionais’’.
A Professora afirmou que ‘‘Nessa área contamos com Mestres, Doutores, e até Pós Doutores. Temos em nossa profissão a arte de cuidar e, se tratando de cuidado, nada melhor do que um ex-egresso da Universidade Ceuma em apresentar à sociedade o Instituto Sou Enfermagem’’.