Egresso de Arquitetura ministra palestra os desafios do transporte coletivo em Veneza e São Luís
O egresso do curso de Arquitetura, Diogo Pires Ferreira retornou à Universidade Ceuma, agora em fevereiro, para ministrar palestra aos alunos do curso de Arquitetura e Design. Diogo fez mestrado na UPC de Barcelona e na Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos. Atualmente Diogo faz doutorado na Universidade IUAV em Veneza, Itália. O egresso falou sobre a “rede de transporte coletivo como uma espinha dorsal dos movimentos urbanos”, em que fez um paralelo entre os desafios vividos em Veneza, na Itália, com os que são vivenciados aqui em São Luís.
“Eu enfoquei sobre o que a gente pode aprender com os desafios que Veneza passa hoje e as coisas em comum que temos em São Luís”. Segundo o arquiteto, um dos exemplos é o centro da cidade, que é uma área de herança histórica e que poderia ser potencializada ao invés de cada vez mais ocorrer dispersão urbana. Essa dispersão traz os desafios ainda maiores de conexão de transporte coletivo e de congestionamentos quilométricos.
Diogo veio acompanhado da arquiteta Italiana Valentina Tridello, que é Mestra na Universidade do Chile. Vallentina abriu o ciclo de palestras, apresentando aos alunos presentes o histórico de Veneza até os dias atuais, enfocando as perspectivas de vantagens e desafios que Veneza vivencia, fazendo um paralelo com a realidade de São Luís.