Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

20 de outubro de 2016, 15:13 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Encontro de Enfermagem no Congresso de Saúde e Bem-Estar

Se tem uma marca registrada do curso de Enfermagem, é a mobilização. Alunos e professores têm tido presença maciça no IV Congresso de Saúde e Bem-Estar. Na semana de 18 a 21 de outubro, promoveram o XVI Encontro do Curso de Enfermagem que incluiu mesa redonda com egressos, cinco minicursos, estande de atendimentos e ciclos de palestras. Só na quarta, 19, foram quatro delas com 140 alunos inscritos. Aconteceram

Sob o tema geral do Encontro “O Enfermeiro como parâmetro da saúde integral do ser humano”, a primeira palestrante, Professora Me. Cianna Rodrigues, falou sobre “Cuidados ao paciente com úlcera de decúbito” que tratou dos procedimentos para que se evitem feridas ou escaras em pacientes acamados em hospitais ou em casa. “É isso que vai afastar o risco de infecção que pode ser letal”, afirmou ela. A palestrante é especializada em UTI, tem mestrado em Gestão de Serviço em Saúde e professora da Universidade Ceuma.

A palestra seguinte, “Segurança do Paciente”, coube à Professora Me. Nailde Melo Santos, hoje coordenadora do Serviço de Enfermagem do Socorrão I, ex-professora da Universidade Ceuma e com mestrado em assistência de enfermagem. A aula abordou as seis metas internacionais recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o melhor estado possível do paciente. Isso implica da identificação correta dele, a comunicação efetiva com ele e seus familiares, a segurança a medicamentos de alta vigilância, entre outros parâmetros que resultam em dez passos obrigatórios a qualquer enfermeiro. “Monitorar os cateteres, as sondas, bolsas de sangue, os relatórios do dia…quando o paciente está estável, a gente sabe que o trabalho da enfermagem foi bem feito”. Outro aspecto fundamental, segundo a palestrante, é “envolver pessoalmente cada paciente”, acrescentou.

O estande da Enfermagem, que teve a participação de três Ligas Acadêmicas (Imunização, Habilidades de Enfermagem e Saúde de Idosos) vai repetir os atendimentos na manhã da sexta, 21 de outubro, na área de vivência do campus Renascença. Dessa vez terá a  participação extra da Liga da Saúde da Mulher. Serão feitos exames de glicemia, pressão arterial e testes de hepatite e HIV.