Encontro promoveu troca de experiências entre intercambistas e a comunidade acadêmica
Encontro promoveu troca de experiências entre intercambistas e a comunidade acadêmica
Foi realizado na tarde da última segunda-feira, 18, o encontro dos alunos da Universidade Ceuma selecionados no programa de Internacionalização Ibero-Americana do Banco Santander. Misael Mendes, Bruno Anderson e Denilson Cunha, acadêmicos do curso de Direito, que estudaram por seis meses na Universidade de Coimbra, relataram sua experiências, os aprendizados e o quão enriquecedor foi esse momento. Também estiveram presentes os alunos que estão preparando-se para embarcar, Mayara Araújo e Bruno Campêlo. A ocasião foi realizada no Setor de Pós-Graduação, sala IBEJ I.
Os alunos, que voltaram da Universidade de Coimbra, afirmam que a Instituição é sensacional e que tiveram a oportunidade de ter acesso, além das aulas normais, às aulas práticas complementando, assim, o Ensino e propiciando aos alunos um verdadeiro ambiente acadêmico onde se respira conhecimento todos os dias e se debatem os temas da atualidade.
“É uma experiência muito enriquecedora, tendo em vista que fora da Universidade nós tivemos contato com outras culturas, possibilitando com que a gente vise o diferente, enxergando como é a vida na Europa. Aconselho todos a participarem, pois haverá um crescimento como acadêmico e enquanto pessoa, pois você terá contato com o novo e isso só trará benefícios”, destacou o aluno Misael Mendes.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Ceuma, Profª Drª. Elizabeth Fernandes, esse foi um momento onde os alunos puderam conversar com quem já passou por essa experiência, esclarecer todas as dúvidas, saber quais as gratificações de participar, as dificuldades e como podem superá-las baseando-se nas experiências dos alunos que já foram. “Quanto mais pessoas participarem de eventos dessa natureza, mais as dúvidas serão esclarecidas e maior participação dos alunos da Universidade Ceuma nas próximas edições do programa nós teremos”, ressaltou a docente.
Jelther Felipe, acadêmico do 7° período de Psicologia e selecionado para a etapa 2015.1 do programa, afirma que não sabe se ficou com mais dúvidas ou se elas foram sanadas, pois acredita que ainda vai lidar com muita coisa, a exemplo de obtenção de passaporte e visto. “Nessa reunião a gente teve uma segurança ao ouvir os relatos dos em relação ao funcionamento do programa, tendo em vista que eles já passaram por essa experiência. Mas por ser outra cidade, outra Instituição de Ensino, a gente ainda vai lidar com coisas novas, mas esse primeiro contato foi muito importante”, disse.