Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

1 de outubro de 2013, 17:27 - Por Conteudo Digital

Intercâmbio: Estudantes e profissionais em busca de experiências enriquecedoras

intersiteAssociar os estudos a uma experiência no exterior faz parte do sonho de muita gente. O intercâmbio estudantil tem diversos benefícios e marca muito a vida dos participantes. Muitas instituições de ensino superior têm convênios com instituições de outros países para o intercâmbio entre seus alunos, a exemplo da Universidade Ceuma que participa de programas como o Ciências sem Fronteiras, Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas e, recentemente, firmou parceria com a Via Mundo, uma das empresas pioneiras do Norte e Nordeste de intercâmbio, e com a  escola de idiomas E.S.L (English as a Second Language).

Quem fala mais sobre o assunto é a Coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Ceuma, Profª Drª. Elizabeth Fernandes, que destaca a importância para a formação profissional e pessoal dos estudantes de graduação das mais diversas áreas da Universidade.

“Esses programas oferecem uma oportunidade única de intercâmbio acadêmico e cultural em diversos países, pelo qual os alunos selecionados serão capazes de vivenciar a vida acadêmica de uma universidade estrangeira e consequentemente tornar-se-ão disseminadores dos conhecimentos adquiridos no Brasil para o exterior e vice-versa. Além do impacto direto sobre os alunos selecionados, este programa proporciona a propagação de conhecimentos entre professores das instituições envolvidas”, ressaltou.

Segundo o aluno do 4º período do curso de Medicina, Bruno Campêlo de Andrade, contemplado com o Programa de Bolsas Ibero-Americanas, lançado pelo Banco Santander, é de suma importância, pois proporciona conhecimento contribuindo para a formação acadêmica. “Participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, ir para Portugal é uma oportunidade ímpar de ampliar meus conhecimentos, vivenciar outra realidade cultural e de ensino. Assim como representar a Universidade Ceuma, ampliando o intercâmbio cultural, científico e acadêmico da Instituição”, afirmou.

Para Bruno Anderson, também contemplado com o Programa de Bolsas Ibero-Americanas, aluno do 8° período do curso de Direito, o Programa proporcionou uma oportunidade acadêmica e profissional, pois propiciará o crescimento pessoal. “O Programa de Bolsas Ibero-Americanas trata-se de uma oportunidade única, afinal, não é apenas uma viagem e, sim, uma chance de representar os brasileiros e todos os maranhenses, bem como a própria Universidade Ceuma. Agradeço a Instituição e ao banco Santander por essa parceria firmada que abriu um mundo de oportunidades”, assim se externou.

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas foi criado em 2011 e seguirá até 2015, como resultado do III Encontro de Reitores em Guadalajara, no México, em 2010. Esta iniciativa foi lançada com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os estudantes e as universidades dos dez países participantes. Durante cinco anos, o Programa proporcionará a mais de 15 mil alunos de graduação a experiência de mobilidade internacional em todo o mundo.

As 110 universidades participantes do Programa de Bolsas Ibero-Americanas foram responsáveis por selecionar os jovens que receberam bolsa-auxílio no valor equivalente a 3.000 euros para estudar, durante um semestre, em um dos países participantes, a saber, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. A bolsa-auxílio semestral será utilizada para cobrir as despesas com hospedagem, alimentação, transporte e outras necessidades durante os estudos.

O Projeto Ciências sem Fronteiras prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A Via Mundo é uma organização especializada em viagens e programas culturais de educação e de trabalho. Está sediada em São Luís do Maranhão. Foi fundada em 1999, a partir da necessidade de potencializar a atividade de intercâmbio cultural e de promover o Maranhão e o Brasil como destinos educacionais e turísticos.

Para saber mais sobre a  escola de idiomas E.S.L (English as a Second Language), basta clicar no link http://www.ceuma.br/portal/2013/09/universidade-ceuma-firma-parceria-com-a-escola-english-as-a-second-language/.