Projeto de Gestão Ambiental para Bacia do Rio Anil
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, através de seus alunos, desenvolveu o Projeto Rio Anil Sustentável, atividade de extensão cuja temática envolve Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Recursos Hídricos. O objetivo é a implantação de um Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Comunitário para Bacia do Rio Anil. O Projeto conta com a participação de um grupo de alunos do 8° período, orientados pela Prof.ª Vera Lúcia e outros professores do curso.
O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Ceuma, por meio de seus alunos, desenvolveu o Projeto Rio Anil Sustentável, atividade de extensão cuja temática envolve Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Recursos Hídricos. O objetivo é a implantação de um Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Comunitário para Bacia do Rio Anil. O Projeto conta com a participação de um grupo de alunos do 8° período, orientados pela Prof.ª Vera Lúcia.
O projeto propõe o envolvimento da comunidade residente na área da bacia hidrográfica do Rio Anil e terá duração inicial de dois anos, contando com a parceria do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA) e com o apoio técnico do Movimento Nossa São Luís (MNSL), assim como de outros professores do curso e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
No dia 2 de março, os alunos Celso Júnior, Herolene Araújo, Ruth Fernandes, Isael Gonçalves, Ney Nascimento e Larisse Aires fizeram uma visita técnica ao Rio Anil para avaliar o nível de poluição e degradação da bacia. A primeira etapa realizada foi análise da qualidade da água que foi submetida à medição de temperatura, Ph, oxigênio dissolvido, condutividade e sólidos em suspensão, na Ponte do São Francisco até as proximidades do Caratatiua.
O segundo passo foi a avaliação das condições ambientais na nascente do rio, localizada no bairro da Aurora e também a aplicação de questionários no bairro da Vila Palmeira, bem como a tarefa de identificar lideranças comunitárias situadas às margens da bacia para a realização de um trabalho de sensibilização destes atores que incluirá, mais uma vez, a aplicação de questionários, a fim de avaliar o nível de percepção da comunidade sobre os impactos e importância dos recursos hídricos.
O próximo passo é a realização de oficinas e de testes de avaliação do diagnóstico da condição do rio.
Segundo a estudante Herolene Araújo, o Projeto Rio Anil Sustentável surgiu da inquietação da turma em aproximar a Universidade da sociedade. “Se nada for feito de forma rápida e efetiva, as próximas gerações serão prejudicadas duplamente, pelos impactos ambientais e pela falta de visão de nossa geração em não explorar adequadamente a vantagem competitiva de nossos recursos naturais. Sei que somos a primeira geração a dispor de ferramentas para compreender as mudanças causadas pelo homem no ambiente da Terra, mas não gostaria de ser uma das últimas com a oportunidade de mudar o curso da história ambiental do planeta”, ressaltou.
As gestões de resíduos sólidos e recursos hídricos caminham lado a lado. A importância da educação ambiental, a responsabilidade compartilhada, o incentivo à reciclagem, os lixões, aterros sanitários, entre outros pontos, serão focos do projeto.
“Hoje, grande parte da sociedade se posiciona como mero espectador dos fatos, esquecendo-se de que somos todos responsáveis pelo futuro que estamos modelando. Devemos exercer a cidadania planetária, e rapidamente”, afirmou a coordenadora do projeto, Prof.ª Vera Lúcia.