Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

4 de novembro de 2013, 20:15 - Por Conteudo Digital

Exposição de artista, que pinta com os pés, será uma das atrações do Ceuma Cultural

ceumacultural

Sr. Manuel, João Guilherme, o assessor de Marketing do Ceuma, Glauber Santos e o designer Rodolfo Pereira

O artista João Guilherme Alves dos Santos, 14 anos, paciente das Clínicas-Escola da Universidade Ceuma, é portador de uma doença congênita que lhe limita os movimentos e, por isso, desenvolveu uma técnica que utiliza apenas os pés para criar telas. Ele será um dos expositores do Ceuma cultural, projeto promovido pela Universidade Ceuma. As telas do artista poderão ser apreciadas de 26 a 28 de novembro, às 17h30, na praça de alimentação do campus Renascença.

O evento terá também apresentação musical dos alunos Franselmo Jr. (Psicologia) e Cosmo Ferreira Jr (Medicina), exposição fotográfica do aluno David (Publicidade e Propaganda) e apresentação teatral pelo Grupo de Teatro do Campus Anil, composto por alunos do curso de letras. Os quadros também poderão ser vistos nos campi Anil e Cohama. As datas ainda serão divulgadas.

Desde pequeno, os médicos perceberam que João manifestava maior facilidade para uso dos pés nos jogos e brincadeiras. Quando foi lhe dado o mouse de Cinco Teclas para uso com os pés, ele teve maior acessibilidade e portabilidade para pintar. “Ele ganhou um mouse adaptado para poder praticar sua escrita. Porém sua exploração do mundo através do computador expandiu-se para além da escrita e encontrou na arte digital, inicialmente com o programa Paint, uma forma de criação e expressão”, declarou o pai do artista, Sr. Manuel.

Há um ano ele foi abalado por uma forte depressão, causada pelos medicamentos que faziam parte do seu tratamento. Com isso, deixou de pintar por meses; não sentia mais alegria em se dedicar a seus quadros. “Foi quando ele começou o tratamento na Clínicas-Escola do Ceuma que seu amor pela pintura voltou. Ele se sentiu bem melhor depois das sessões, e certo dia chegou a casa e me pediu o computador. Queria pintar novamente.”, ressaltou o pai.

Na composição de cores, formas, cenas e detalhes, percebemos em suas criações uma linguagem estética original, meio “´Pop Art”, meio “Toy Art”. Ele aprecia a cultura oriental, indiana, marroquina e cristã. Gosta de pintar os bichos africanos como leões, leopardos e chitas. “Eu tenho o sonho de conhecer a África, a Índia e outros lugares do mundo. Comecei a pintar com o intuito de vender minhas telas e com o dinheiro obtido viajar para esses lugares.”, afirmou o artista.

Confira abaixo a programação completa:

Campus Cohama: Dias 12,13 e 14 de Novembro, das 17h30 às 19h30.

Campus Anil: Dias 19, 20 e21 de Novembro, das 17h30 às 19h30h.

Campus Renascença: Dias 26, 27 e 28 de Novembro, das 17h30 às 19h30.