Gastronomia da Universidade Ceuma recebe capacitação de docente da Unieuro
Gastronomia recebe capacitação de docente da Unieuro
Docentes e monitores do curso de Gastronomia da Universidade Ceuma estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Panificação. Entre os dias 26 a 30 de janeiro, o Professor do Centro Universitário Euroamericano de Brasília (Unieuro), Espec. Luiz Gonzaga Trigo, a convite do coordenador do Curso de Gastronomia da Universidade Ceuma, Wadih Aboud, ministrou capacitação na área de Panificação.
Durante o curso, o especialista abordou técnicas da Panificação, a exemplo da fermentação natural dos pães, técnicas de folhagem de massa, preparação de massa foleada, croissant e pães étnicos (pães de origem da boulangerie francesa), da panificação italiana e panificação judaica.
“O curso que estou ministrando para eles aborda todos os processos da Panificação, desde o processo de estruturação de uma massa, assim como a parte da fermentação e a parte posterior para fazer toda a modelagem dos pães. Tentarei dividir essa experiência tanto com os professores quanto com os monitores”, explicou o Prof. Luiz Gonzaga.
Bacharel em Turismo com especialização em Gastronomia e Docência de Ensino Superior, o professor trouxe um pouco das produções realizadas na Pós-Graduação da Unieuro para os professores de graduação da Universidade Ceuma terem maior conhecimento sobre o assunto. Como marca do pioneirismo do Grupo Ceuma, a Unieuro é a primeira Instituição a implantar, no Centro-Oeste, uma Pós-Graduação em Gastronomia.
“Adorei a oportunidade de estar aqui. Dou aula desde 2008 na Unieuro e foi muito bom ter vindo a São Luís conhecer a matriz. Estar em contato com os professores da Universidade Ceuma é uma atividade que poderá dar muitos frutos, tanto para nós aprendermos com eles, como para nós trocarmos um pouco dessa experiência que é muito importante”, declarou.
“Com muita honra recebemos o professor Luis Trigo da Unieuro de Brasília, que é professor de panificação na instituição que faz do mesmo grupo da Universidade Ceuma ele veio a São Luis para ministrar um importante curso de capacitação de docentes”, afirmou Wadih Aboud, coordenador do curso de Gastronomia da Universidade Ceuma.
O aluno e monitor do curso de Gastronomia, Mateus Santiago Martins da Silva, afirma que o curso é excelente e o Ceuma está abrindo oportunidade para quem gosta realmente da cozinha e quer especializar-se. “Só tenho a agradecer a Instituição pela oportunidade de trazer o curso para nós, a infraestrutura da cozinha e aos professores também”, destacou.
Entre os tópicos mais importantes abordados estão as técnicas de folhagem. “Folhagem de massa que são oriundas da panificação francesa é um assunto muito interessante, assim como muitas técnicas e a preparação dos pães de fermentação natural. Anteriormente eles preparam na própria instituição e utilizam para a produção dos pães feitos pelos mesmos”, frisou.
A Prof.ª Dr.ª Josilda Junqueira Aires Gomes é docente em quatros cadeiras do curso de Gastronomia da Universidade (Cozinha Brasileira Norte e Nordeste, Glossário, Panificação, Equipamentos Utensílios e Matéria Prima) e iniciará na área de Panificação. Para ela, o curso ajudará a qualificar melhor e aprimorar os alunos, gerando uma contribuição maior e um aperfeiçoamento para o curso de Gastronomia.
“Sou professora de Educação Física e resolvi fazer Gastronomia. O curso está sendo maravilhoso, excelente. Eu espero sair daqui sabendo fazer os pães que o professor ensinou para a gente”, afirma a monitora Claudia Lucia Alves de Araújo.
O professor da cadeira Cozinha das Américas e Cozinha Fria, Prof. Eleilson Fernandes da Silva, ressalta que o curso é uma oportunidade única. “Está sendo maravilhoso e só vem agregar competência aos professores da casa e proporcionar crescimento com a troca de experiências com um profissional de outra cidade. É bem gratificante”.
“O curso está bem interessante, porque nós estamos colocando a mão na massa e acrescentando e homogeneizando a mistura da massa. É tudo novo; então, é legal fazer esse procedimento. Nas aulas práticas, os alunos vão gostar muito. Afinal, nós teremos um pão feito em casa, futuramente em padaria. Então para tudo isso é bom”, afirmou a docente do Curso de Nutrição, que está se capacitando para ser professora da cadeira de Panificação, Prof.ª Dr.ª Maria Raimunda Chaves Silva.