Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

13 de agosto de 2014, 15:29 - Por Conteudo Digital

Grupo FAD do curso de Psicologia ampliará suas pesquisas para fora do país

fad

Flávio Uzumaki, Loney Rock, professora Francisca da Silveira e Philip Silva

Os alunos do curso de Psicologia Loney Rock, Philip Silva e Flávio Uzumaki, do Projeto Fazendo a Diferença (FAD), viajarão no dia 18 de agosto para 3 países da América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai. O objetivo é ampliar o olhar da Psicologia Social no projeto.

Durante a turnê fora do Brasil, os alunos participaram de palestras e também serão palestrantes nas Universidades que visitarão. A ida dos três integrantes do FAD conta com o apoio total da Universidade Ceuma, por meio da reitoria que financiou toda a viagem, e das professoras orientadoras do projeto Francisca Silveira (coordenadora do curso), Sueli Simone Lima Medeiros e Marina da Silveira e Melo.

A equipe trabalha os problemas diagnosticados pela direção da escola ou comunidade, a exemplo de bullyng, preconceito, drogas, violência, Educação, Ética e outros temas, através de palestras, jogos, concursos, dança, música, oficinas, exibição de filmes e outras ferramentas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo de crianças e jovens.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profª. Drª. Silveira, explicou que o projeto desenvolve a integração entre jovens, crianças e adolescentes de comunidades carentes com a sociedade e a natureza, promovendo igualdade por meio de projetos psicossociais, educacionais, culturais e profissionalizantes para inclusão social destes e conservação do meio ambiente de forma segura e rentável, garantindo e assegurando os direitos da criança e do adolescente com medidas preventivas e de conscientização da comunidade local.

De acordo com o coordenador geral, Loney Rock, após contatos com outros grupos quedesenvolvem projetos sociais com a mesma temática nestes países. O FAD pretende verificar as diferenças culturais e os aspectos sociais que vem influenciando o comportamento dos jovens adolescentes, fazendo um pareamento com os dados observados nas comunidades locais.

“Queremos ultrapassar todas as barreiras existentes de preconceito, exclusão social, bullying. Fazer um dia de “Diferença” é mais do que um evento, é promover paz, esperança, inclusão social e tecnológica, motivar, combater a violência e promover saúde mental e relações humanas mais sadias”, disse.

Para Flávio Uzumaki a oportunidade será um momento de reflexão e aprendizado sobre o trabalho que o grupo desenvolve, relacionado a projetos sociais de educação, na direção da promoção de saúde mental. “Estamos ansiosos por esse momento, pois a Psicologia Social tem um papel muito importante dentro da comunidade, das escolas, onde atuamos. Dentro dela é possível desenvolver potencialidades individuais, grupais e coletivas, conscientização da população, integração de grupos a programas sociais, prevenção de doenças e promover mudanças de atitudes. Vamos vivenciar novas experiências e aplicar no FAD”, ressaltou.

Philip Silva disse que a viagem tem o objetivo de levar a valorização das pessoas além das fronteiras nacionais. Uma valorização que vai além da classe social, idade, raça, cor da pele, cultural. “Acreditamos que é transformando as pessoas que vamos melhorar o mundo”.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site www.fadoficial.com.