I Campeonato Ponte de Palitos no Campus Imperatriz
I Campeonato Ponte de Palitos no Campus Imperatriz
Estudantes de Engenharia Civil e de Produção do campus Imperatriz serão desafiados a criar pontes resistentes com palitos de picolé colados com cola branca para a primeira edição do Campeonato Ponte de Palitos. A competição é promovida pela Universidade Ceuma, e será realizada no dia 24 de novembro, às 19h, no campus Imperatriz.
Cada pode deverá ter a largura de um palito, altura livre, peso máximo de 300g e um vão de apoio de 60 cm. A resistência das pontes será medida submetendo-as a cargas. O resultado será avaliado pelo grau de eficiência, ou seja, a ponte que suportar a maior carga em relação a própria massa. Para que a carga seja considerada suportada, a ponte deve mantê-la por 10 segundos antes de romper.
De acordo com o professor André Luis Cavaignac, idealizador da competição, a intenção é aproximar os estudantes da vivência profissional. “É importante para o aluno ver na prática como as teorias aprendidas na sala de aula são aplicadas e, com uma competição desse tipo, o aluno é estimulado a participar”, afirma.
Ao final de cada apresentação, professores das disciplinas de Resistência, Engenharia e Ciência dos Materiais serão os avaliadores, orientando sobre os destroços das pontes, comentaram as falhas cometidas e nortearam os alunos de forma que eles não repitam erros cometidos.
Para o coordenador dos cursos de Civil e Produção, prof. Marcelo Lira, a atividade tem a finalidade de relacionar teoria e prática de distribuição de forças, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão. “A competição tem por objetivo saber que ponte aguentaria um colapso de maior peso. Quanto mais leve for a construção e suportar mais peso, mais eficiente foi o projeto”, disse.