Inauguração da nova sede do Escritório-Escola do campus Renascença
Inauguração da nova sede do Escritório-Escola do campus Renascença
Com o intuito de prestar serviços gratuitos para a comunidade e proporcionar experiência e conhecimento aos alunos do curso de Direito da Universidade Ceuma, foi inaugurada no dia 04 de setembro, às 19h, no campus Renascença, a nova sede do Escritório-Escola Prof. Antenor Mourão Bogéa. Desde a sua fundação, em 1997, até a atual data, totalizou mais de 30.000 serviços prestados. Todas desempenhadas pelos próprios alunos, que acompanham os processos do início até o fim.
O espaço possui 08 gabinetes, uma sala para advogados, um laboratório de petições, uma sala de estudo de casos e duas para audiências simuladas e conciliação. Uma sala do Procon, uma de supervisão, uma copa; além da coordenação, sala de arquivo e secretaria..
O Escritório-Escola firmou convênio com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Em seu discurso, o diretor do Procon – MA , Sr. Kleber Moreira, destacou que a Universidade Ceuma está de parabéns, uma vez que essa parceria entre o público e o privado da Universidade tem a preocupação não só de ensinar os alunos, mas também defender e dar o direito para resolver os conflitos da comunidade.
Na ocasião, também aconteceu da 2ª edição do projeto “Grandes Encontros da Universidade Ceuma, onde o Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o Desembargador Dr. Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho, palestrou sobre o tema“Suspensão de Segurança segundo a Lei nº 12.016/09″. O objetivo foi promover o encontro de juristas renomados com a comunidade acadêmica, para debater assuntos de relevância social e jurídica.
Participaram da ocasião o mantenedor da Instituição, senador Clovis Fecury, o Reitor Marcos Barros, o Pró-Reitor de Graduação Saulo Martins, a coordenadora do campus Anil Claudina Ferreira, o coord. do campus Cohama Silvio Rogério, o coordenador geral do curso de Direito Silvio Mesquita, o Coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania, o juiz Dr. Alexandre Lopes de Abreu, o juiz federal, Prof. Roberto Carvalho Veloso, o gerente do Procon –MA, Sr. Kleber Moreira, bem como gestores, coordenadores, professores, técnicos administrativos e acadêmicos.
Depoimentos
De acordo com o reitor Marcos Barros, a inauguração da nova sede do Escritório-Escola dentro das instalações da Universidade facilitará o acesso do aluno e também da população. “O local é fácil acesso, inclusive para quem tem alguma dificuldade de locomoção. O espaço está mais completo, com uma infraestrutura melhor, melhores instalações e visando atender o maior número de pessoas para que os alunos possam ter a vivência da pratica das teorias aprendidas em sala de aula”, explicou.
A coordenadora do Escritório-Escola, profa Hilza Paixão, contou que antes as atividades eram realizadas em um prédio em frente o campus Renascença, mas que em 2014, a Coordenadoria de Curso de Direito para melhor integrar o aluno à própria unidade, decidiu transferir as instalações do prédio para a própria Instituição, possibilitando assim que o aluno tivesse uma vivência maior dentro das instalações do Escritório-Escola, já que as salas de aulas ficam no mesmo prédio da Universidade.
Já o coordenador geral do Curso de Direito da Universidade, Prof. Silvio Mesquita, referiu a necessidade de melhorar ainda mais as instalações do Escritório-Escola, principalmente a questão da acessibilidade. “Com as novas instalações vamos atender com totalidade a questão da acessibilidade das pessoas que recorrem aos serviços prestados. Mais conforto, mais segurança, instalações novas, computadores novos, conforto para a comunidade acadêmica e para a sociedade”, ressaltou.
O coordenador do Centro de Solução de Conflitos e Cidadania, o juiz Dr. Alexandre Lopes de Abreu declarou que é necessário observar que o investimento na Educação passa por um momento da teoria e da prática e a Universidade Ceuma tem sido bastante preocupado com essa dupla formação do seu estudante. “O profissional de Direito precisa indiscutivelmente da base teórica, a compreensão dos princípios, dos argumentos depende desse estudo”, disse.
Saiba mais
Criado há 17 anos, para o curso de Direito da Universidade Ceuma, o Escritório-Escola Prof. Antenor Mourão Bogéa vem crescendo e desempenhando um papel social muito importante junto à população carente de São Luís. São exemplos de serviços prestados pelo Escritório-Escola: ajuizamento de processos, elaboração de petições, participação em audiências, orientações e acompanhamento de processos, destacando-se, as ações de divórcio, alimentos, união estável, adoção, regulamentação de visita, etc.