Informações sobre a solenidade de Colação de Grau
Informações sobre a solenidade de Colação de Grau
ANTES DA FORMATURA
- O representante da turma deverá enviar um e-mail (Título do e-mail: dados da turma para a formatura) para Assessoria de Comunicação (ascom@ceuma.br) e coordenadoria de curso com as informações abaixo. O prazo para envio desse e-mail é até 5 dias antes da data da festa
1 – NÚMERO DA TURMA: Não é o número da sala. No caso de dúvidas, procurar a coordenação de curso.
2 – TURNO
3 – NOME DA TURMA: A turma deverá escolher um nome, que poderá ser um nome de um professor, personalidade ou algo que represente a turma, tipo “Enfermeiros da paz”, por exemplo.
4 – NOME DO PARANINFO: O paraninfo é o “padrinho” da turma. Poderá ser um professor ou uma autoridade convidada. O paraninfo entrará junto com a turma no dia da formatura e, caso seja sorteado, fará o discurso representando os demais paraninfos.
5 – NOME DO ORADOR: Nome do aluno escolhido para ser o orador. Será feito um sorteio para ver quem será o orador que falará em nome dos demais.
6 – NOME DO JURAMENTISTA: Nome do aluno escolhido para ser o juramentista. Será feito um sorteio para ver quem será o juramentista que falará em nome dos demais.
7 – NOME DO(S) FOTÓGRAFO(S): Cada turma tem direito a cadastrar 2 fotógrafos que terão acesso á área reservada e poderá fazer as fotos da turma. Os fotógrafos devem ser orientados a procurar a Assessoria de Comunicação do Ceuma.
8 – NOME E CPD DOS ALUNOS: No documento deverá constar a lista de todos os alunos da turma e dos seus convidados. Cada aluno terá direito a 4 convidados, por conta das limitações de espaço. (Crianças de até 10 anos não precisam constar na lista). A lista é da turma, então pode haver compensação, no caso de quem não for levar os 4 convidados ou não for comparecer à festa.
- CONVIDADO1
- CONVIDADO2
- CONVIDADO3
- CONVIDADO4
NO DIA DA FORMATURA
- Os formandos deverão chegar à Universidade às 17h, trazendo a sua beca e complementos;
- O estacionamento é liberado para uso;
- O Ceuma disponibilizará salas para os fotógrafos organizarem estúdios de fotografia. Os formandos deverão localizar qual a sala que o seu curso está localizado;
- Os convidados deverão ser encaminhados para a área reservada para eles;
- Os formandos poderão (e devem) trazer acessórios a serem utilizados na entrada, tais como: buzinas, serpentina, confete, adereços, etc
- Por volta de 18h30 os formandos deverão começar a se organizar para a entrada, que acontece às 19h;
- A entrada ocorrerá por curso (em ordem alfabética). Serão chamados o nome do curso, nome do coordenador, nome da turma e nome do Paraninfo. Havendo mais de uma turma do curso são chamados os demais nomes de turma e paraninfo. Cada turma entra acompanhada do seu Paraninfo. Os formandos entram sozinhos, sem padrinhos ou madrinhas.
OBSERVAÇÕES
– Nossa festa é inclusiva e configura-se como um evento simbólico. A Ata deColação de grau só será assinada em data posterior (conforme calendário acadêmico). Desta forma, todos os alunos de determinada turma (mesmo os que tenham pendências a serem cumpridas) poderão participar da festa junto com o resto da turma, pois a festa não configura a conclusão do curso. Dessa maneira, evitamos constrangimentos aos alunos que possuem alguma restrição e gostariam de compartilhar esse momento com os demais colegas da turma. Por esse motivo, não são chamados os nomes dos alunos.
Lembrem-se: a festa é DE vocês e PARA vocês e seus convidados. É um momento de muita alegria e ao mesmo tempo uma grande despedida. Queremos tornar a festa INESQUECÍVEL, como uma última lembrança desse tempo maravilhoso que passamos juntos!.
MÚSICA DE ENTRADA- MENSAGEM DO REITOR
Nossa festa foi toda modificada e a entrada dos alunos virou um show à parte, onde para cada curso toca uma música bastante animada. Entretanto, o responsável pela seleção musical sou EU, mas eu não sei se estou atendendo ao gosto de vocês. Sendo assim, e inovando ainda mais, dando cada vez mais participação e voz aos alunos, pensei em deixar que as comissões de formatura de cada curso escolham a música que vai tocar na sua entrada.
Minha intenção é somente agradar ainda mais. Então, peço o máximo de compreensão e colaboração para que isso não gere problemas.
Para isso temos que ter algumas regras:
1 – A seleção será por campus e curso, ou seja: se em um campus houver mais de uma turma de formandos de determinado curso, as turmas terão que chegar a um acordo e escolher somente uma música. Entretanto, para cada campus, mesmo sendo o mesmo curso pode ter uma música diferente. ex: Adm do Campus I pode ter uma música diferente de Adm do Campus II e assim por diante;
2 – O arquivo com a música deve ser enviado para o meu e-mail (marcosbarros.ceuma@gmail.com) até um dia antes da formatura. Quem não mandar até essa data, eu mesmo escolherei (como vinha fazendo) uma música bem legal. No e-mail deve constar : CURSO – CAMPUS – NOME E CPD DO ALUNO RESPONSÁVEL PELA INFORMAÇÃO. É importante que somente os líderes de turma ou responsáveis pela comissão de formatura façam isso. ATENÇÃO: Não é para mandar somente o nome da música, tem que mandar o ARQUIVO!
3 – NÃO PODEM ser músicas com ênfase em bebida, sexo ou coisa do tipo. Não é censura, mas é um evento festivo com famílias e temos que manter o nível. Sendo assim, EU mesmo escutarei as músicas previamente para que possa aprová-las. Isso serve inclusive para músicas em outros idiomas. Por favor, sejam coerentes.