Jornada de Farmácia aborda uso de fitoterápicos pelo homem
Na tarde dessa terça, 18 de outubro, no Auditório Expedito Bacelar, mais um evento do IV Congresso de Saúde e Bem-Estar, no campus Renascença. Foi a IV Jornada de Farmácia que convidou a palestrante Dra. Ângela Guerra, pesquisadora e professora da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) e doutora em Imunologia pela USP (Universidade de São Paulo) .
Com o tema “Bioprospecção de produtos naturais com atividade farmacológica”, a professora graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula apresentou um panorama histórico de como se deu, ao longo do tempo, a descoberta das substâncias farmacológicas na fauna e na flora a partir da coleta e da caça e da domesticação de animais. Daí até o conhecimento empírico, depois o científico até se chegar à biotecnologia atual, o conhecimento sobre os produtos naturais só tem avançado como área de ponta no conhecimento do ,mundo todo.
O segundo aspecto apresentado pela palestra foi a biodiversidade do Brasil, onde estão concentrados 20% do total de espécies do planeta, cerca de 60 mil delas. “Temos todos os biomas do planeta, exceto os de clima antártico”, afirmou a palestrante. Isso dá ao Brasil posição de destaque na pesquisa científica e na biotecnologia para o domínio de patentes de substâncias e medicamentos fitoterápicos. ”A tendência mundial é que esses remédios sejam usados como complementos à medicina halopática”, concluiu a palestrante, que também tem mestrado em patologia experimental.
A Jornada segue até a sexta, 21 de outubro, e inclui mais palestras, minicursos e apresentação de trabalhos , entre TCCs e pesquisas científicas. Além disso, na quinta-feira, será aberto na Praça de Alimentação o estande de Farmácia com a participação da Liga Acadêmica de Genética, e no dia seguinte, da Liga Acadêmica de Cosmetologia, Estética e Análises Clínicas. O curso de Farmácia participa do Congresso com 100 alunos inscritos. O evento foi coordenado pela Professora Cristiane Dominici e organizado pela Professora Ângela Falcai, do curso de Farmácia.