LANI promoverá sua aula inaugural com palestrante renomada na área da Neurologia
A Liga Acadêmica de Neurociências Integradas (LANI), composta por alunos do curso de Medicina da Universidade CEUMA, para marcar o início de suas atividades, realizará a aula inaugural da liga. O evento acontecerá no dia 16 de maio, no Salão Nobre da Biblioteca Presidente José Sarney, a partir das 18h.
O Simpósio terá a presença da renomada médica neurologista, a Profa. PhD Regina Maria Papais Alvarenga, que discorrerá sobre “O papel das ligas acadêmicas na formação do médico e sua contribuição para a pesquisa em neurociências”, sendo o tema central da aula.
Em seguida, o evento terá outra palestra com a temática “Atualidades em Neurociência”, a ser ministrada pela orientadora da LANI, Profa. Me. Lilalea Gonçalves França.
De acordo com a aluna presidente, Lidiane Moreira Lima Rebouças, a Neurociência é um campo de estudo que reúne as áreas do conhecimento que, de alguma forma, estão associadas ou se interessam pelo funcionamento do sistema nervoso. Entre as disciplinas que a Neurociência engloba estão a Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Neurociência do comportamento, Bioquímica, Psicologia, Linguística e outras.
“As neurociências responsabilizam-se pelo estudo do sistema nervoso, tendo realizado consideráveis progressos nas últimas décadas. Sendo assim, além dos aspectos anatômicos, fisiológicos e patológicos, atualmente busca compreender também os mecanismos comportamentais e das neurodegenerescências. Tendo em vista que, atualmente, as desordens neurológicas têm uma alta prevalência em nossa sociedade e no mundo (destacando-se os acidentes vasculares encefálicos, os traumatismos crânioencefálicos, traumatismos raquimedulares e neoplasias), e que elas causam considerável impacto socioeconômico, justifica-se a importância da Neurociência para o ensino médico.
O público-alvo é direcionado para estudantes e profissionais da área da Saúde, mas também estarão abertas algumas vagas a outros profissionais e acadêmicos de outras instituições.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no facebook da liga (https://www.facebook.com/
Conheça a composição da LANI:
Lidiane Moreira Lima Rebouças – Presidente – 3° período
Lídia Karla Tavares Santana – Vice-presidente – 3° período
Ilka Luanna Barros Silva – 1° secretário – 3° período
Raimundo Pedro Costa Júnior – 2° secretário – 7° período
Profa Ms. Lilalea Gonçalves França – Diretora científica – Docente orientadora
Dra. Kassandra Nunes Barbosa – Vice-diretor científico – Médica colaboradora
Hiago Rafael Alves Amorim Silva – Coordenador de Pesquisa Científica e Extensão – 3º período
Kele Cristina Nunes Barbosa – Coordenador de Prática e Estágio – 7º período
Paulo de Tarcio Rocha Lino – Coordenador de Comunicação – 2º período
Raimundo Rodrigues dos Santos Neto – Tesoureiro – 2º período
Guilherme Alberto Guimarães Souto – Ligante – 3º período
Saiba mais sobre a palestrante, Profa. Dra. Regina Maria Papais Alvarenga (UNIRIO)
A médica neurologista Regina Maria Papais Alvarenga, graduada em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, concluiu residência médica, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizou Pós-Doutorado (1999) em Imunogenética da esclerose múltipla no Serviço do Prof. Oscar Fernandez (Malaga, Espanha). É chefe do serviço de neurologia do Hospital Federal da Lagoa, professora responsável pela disciplina de Neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, onde aplica um método original de ensino integrado de Neurologia), participa do Comitê Executivo do Comitê Latino Americano de pesquisa e tratamento para a Esclerose Múltipla, coordena curso de especialização e mestrado em Neurologia na UNIRIO, bem como pesquisas em Neuroepidemiologia, participando de publicações com grupos internacionais nas revistas Lancet e New England. A PhD Regina Alvarenga realiza conferências vários Estados do Brasil, em países da América Latina, Europa e no Japão; atua como revisora de artigos científicos de revistas internacionais como Journal of the Neurological Sciences, Neurology eNeuroepidemiology. Além disso, contribui cientificamente com várias Ligas Acadêmicas de Neurociência/Neurologia, no Brasil e em outros países.