LANUTRI oferece aulas de preparo e aproveitamento de alimentos para pacientes com câncer
LANUTRI oferece aulas de preparo e aproveitamento de alimentos para pacientes com câncer
Pacientes com câncer podem sofrer dificuldades para se alimentar e para resgatar um pouco do prazer nas refeições, a Liga Acadêmica de Nutrição (LANUTRI) da Universidade Ceuma ofereceu aulas de preparo e aproveitamento de alimentos na Associação Antônio Bruno (ASSAB), que atende crianças, adolescentes e adultos com câncer. A iniciativa proporcionou uma experiência inesquecível e enriquecedora aos integrantes da liga e aconteceu no dia 15 de novembro, às 14h, na ASSAB.
O principal objetivo da atividade foi propor técnicas de preparo e aproveitamento de alimentos e colocar em prática o conhecimento adquirido na Universidade em prol de pessoas que precisam de uma atenção diferenciada. Além de observar a preparação de pratos, os participantes puderam degustá-los e receberam mais receitas.
Durante a ação as alunas ensinaram como aproveitar a casca da banana, por exemplo, que antes iria para o lixo para a confecção de um bolo de banana. O suco detox é a agregação da couve com qualquer outra folha que possa ter a mesma função junto com frutas como maracujá e limão, que promove um efeito benéfico e protetor antes da quimioterapia. Também apresentaram um empadão somente de vegetais como o brócolis, couve e a cenoura. Mas o que causou grande surpresa foi o brigadeiro de macaxeira, na qual as alunas da liga ensinaram passo a passo do preparo.
De acordo a coordenadora do curso, Profa. Rosângela Sousa, a iniciativa da LANUTRI em ter abraçado o convite da Fundação Antônio Bruno para ensinarem técnicas de aproveitamento foi um aprendizado para todos, tanto para os alunos como para os pacientes. “Em vez de fazer só educação nutricional, selecionamos receitas e mostramos como prepará-las. A Universidade exerce um papel muito importante na comunidade em que a cerca, por isso, temos a responsabilidade social inserida em nosso dia a dia. Por meio desta ação, conseguimos proporcionar prazer na alimentação desses pacientes e, por consequência, nossos alunos praticam o exercício da cidadania aliado ao conteúdo que aprendem em sala de aula”, explica.
O curso de Nutrição tem uma proposta de montar um livro de receitas e entregar o cardápio para a ASSAB para que seus pacientes possam desenvolver receitas práticas e fáceis de preparo durante a semana. “A monotonia dos cardápios é ruim para eles, que desistem muitas vezes de comer por verem aquilo todos os dias”, disse a professora.
A aluna Nara Rabelo, do 7° período, ressaltou a importância em ter participado da ação. “Foi de grande importância na minha vida acadêmica, pois além exercer minha profissão, tivemos a satisfação de conhecer pessoas maravilhosas que com tantas dificuldades sempre estavam com um sorriso no rosto e atenciosos em tudo que passávamos”.