LAPMA realiza atividades do Setembro Amarelo na Universidade Ceuma
Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, em 90% dos casos, os suicídios são preveníveis por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticável e tratáveis, principalmente a depressão. Ou seja, de cada dez casos de autoextermínio, nove poderão ser evitados. Com meta de diminuir esse problema, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio lançou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
É preciso abrir espaço para campanhas de prevenção e reverter as estatísticas num mundo onde aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2.200 a cada dia, e um novo caso é registrado a cada 40 segundos. No Brasil, são aproximadamente 12 mil casos por ano, o que dá uma média de 32 suicídios por dia.
Sendo assim, a Liga de Psiquiatria do Maranhão (LAPMA) do Curso de Medicina da Universidade Ceuma estará realizando, todas as quartas-feiras do mês de setembro, no Campus Renascença, panfletagens, mesas, palestras e exibições de vídeos a respeito do tema da campanha.