Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

14 de janeiro de 2015, 20:52 - Por Conteudo Digital

Lei do Prouni completa dez anos de existência

Lei do Prouni completa dez anos de existência

10prouniCriado em 2004, o ProUni completou no dia 13 de janeiro de 2014, dez anos de existência. Este programa do governo federal tem o objetivo de permitir o ingresso de inúmeros jovens ao ensino superior e é dirigido aos egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais ou parciais, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e atendam as demais condições estabelecidas no programa como, por exemplo, a renda familiar que não pode ultrapassar três salários mínimos para a bolsa parcial e um salário mínimo para a bolsa integral.

“A importância do Prouni, não só na Universidade CEUMA, mas em qualquer instituição de ensino superior, é ampliar o acesso ao ensino da população que não tem condições financeiras de pagar o valor do curso”, ressaltou a coordenadora do ProUni da Universidade CEUMA, Francinete Maia.

A Universidade CEUMA aderiu entre 2005/2006 ao Programa Universidade Para Todos (PROUNI), com a finalidade de conceder bolsas de estudos integrais e parciais emcursos de graduação. A Instituição tem aproximadamente 2 mil alunos inscritos peloprograma e está oferecendo 430 bolsas do Prouni para 2015, incluindo as Unidades Cohama, Renascença, Anil e Bacabal.

O estudante da Universidade Ceuma André Michel Martins Pinheiro, que cursa o 3°período de Publicidade e Propaganda, após concluir seus estudos no ensino médio,declarou que: “Procurei o PROUNI porque minha família não tinha renda suficientepara eu fazer o curso que eu queria na Universidade Ceuma. Como eu não podia financiar, o ProUni me facilitou tudo”.

Enmerson Paixão, que também cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Ceuma falou sobre a importância do ProUni em seus estudos “Através dos pontos adquiridos na prova do Enem, entrar em uma universidade particular tornou-se mais fácil, visto que meu curso não tinha em uma instituição publica. O programa vem me facilitandoprincipalmente financeiramente, pois universitários geralmente tem um custo muitoalto, como materiais e congressos, e o ProUni facilita o meu investimento”.

Os estudantes poderão fazer suas inscrições através do site do ProUni entre os dias 26 de janeiro e 9 de fevereiro. Os alunos pré-selecionados nas chamadas regulares, poderãocomparecer à Central de Atendimento na Unidade Renascença, na primeira chamada noperíodo de 2 a 9 de fevereiro, e na segunda chamada no período de 19 a 24 de fevereiro.

Após a primeira e a segunda chamada, os alunos que não foram classificados, poderão se inscrever na lista de espera no período de 2 de fevereiro a 3 de março.