Minicurso Sobre Construção e Formatação de Trabalhos de Iniciação Científica
A obrigatoriedade de elaboração de trabalhos de conclusão de curso é uma medida que deveria favorecer o gosto pela ciência, fomentar o surgimento de novos pesquisadores e contribuir para a sociedade como um todo. A realidade que se vê na prática, entretanto, não é bem esta.
Na cabeça da maioria dos estudantes o Trabalho de Conclusão de Curso figura como um sórdido obstáculo final diante do seu sonho de ter uma graduação e deste modo, preconceituoso e reducionista, é, em geral, tratado. Esta é a origem de tantos males com os quais convivemos diariamente como os plágios, as monografias compradas ou pessimamente elaboradas.
A mística de que a monografia é uma tarefa para doutos – falsa ideia pois a monografia de conclusão é um trabalho de iniciação científica – que é uma tarefa que depende de outros: do orientador, do “garoto que faz a formatação e adequação à ABNT”, coloca mais ainda na mente dos assustados concludentes o pânico que leva a saídas nem sempre lícitas ou morais.
Nosso objetivo geral é desmistificar o trabalho de construção de monografias, mostrando que ele pode ser uma tarefa agradável de iniciação ao conhecimento científico, de construção pessoal e com a possibilidade de ajudar a humanidade a resolver os seus graves problemas. Desmistificar as supostamente intrincadas normas de formação e normatização e mostrar que elas são apenas parâmetros práticos para fazer o seu trabalho ser melhor e ir mais longe.
O curso tem por objetivo apresentar uma reflexão a respeito dos momentos iniciais e cruciais da construção de um trabalho científico, demonstrar as modernas ferramentas de elaboração de trabalhos científicos que facilitam e tornam desnecessária a ajuda de terceiros na elaboração do TCC além de abordar o atual momento de regulamentação das normas de apresentação de trabalhos segundo a ABNT.
Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação o curso pode, entretanto, servir a qualquer um que pretenda enfrentar a aventura de desenvolver de maneira sistemática e crítica uma tese, em qualquer nível, e visa dar ao aluno o total domínio do seu trabalho desde a concepção do tema até a formatação do trabalho dentro do editor de textos. Venha viver conosco esta aventura !!
Sobre o ministrante
José Caldas Gois Jr. é advogado, professor da Universidade Ceuma , coordenador da Pós em Direito Civil e Processo Civil da Universidade Ceuma, especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Direito Público.
Onde: Campus Renascença da Universidade Ceuma, Sala 106 do Ceuma I.
Quando: 6 de maio das 14:00 às 18:00 hrs.
Valor: 40,00 (quarenta reais)