Novo curso de Extensão da Universidade Ceuma voltado para profissionais da Saúde
A Universidade Ceuma torna público que estão abertas as inscrições para o curso de Extensão em Bioética e Experimentação em Animais. Estão sendo ofertadas 30 vagas. 20 destinadas para o público da Instituição e 10 à comunidade externa. Não será cobrada taxa de inscrição para alunos e professores da Universidade. Aos demais inscritos será estipulado o valor de R$50,00. Início das aulas no dia 24 de fevereiro.
O Curso de Bioética e Experimentação em Animais tem por objetivo atualizar e capacitar professores e alunos interessados em desenvolver pesquisa com modelos animais. Através deste curso, os participantes aprenderão sobre questões éticas e legais aplicadas à experimentação, cuidados especiais e infraestrutura relativa à criação e manutenção de animais de laboratório. Procedimentos cirúrgicos, uso correto de anestésicos, monitoramento da qualidade de vida e biossegurança dos animais. Serão trabalhadas as leis, cuidados de criação e manutenção, cuidados gerais do Biotério e informação sobre a infraestrutura para trabalhar de acordo com a Lei.
“É um curso completo pelo qual serão abordados todos os aspectos relacionados à criação e a utilização de animais para experimentos. A proposta do curso é qualificar professores, alunos, funcionários e todos que estiverem trabalhando com o Biotério. Para obter o certificado, estima-se 75% de presenças e passar num teste relacionado a todas as etapas que nós estaremos explicando, desde a lei até a criação dos animais para fazer a experimentação em si”, afirmou a Prof.ª Dr.ª Elizabeth Fernandes, coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).
Desde 2008 o governo regulamentou a utilização de animais em experimentos, pois não existia uma padronização de cuidado. “Cumpre haver uma fiscalização para que esses animais tenham uma condição de vida adequada e possamos fazer a utilização deles de uma forma reprodutiva. O diferencial desse curso é justamente que antigamente não existia padrão de ensino, não havia uma legislação. O curso oferecerá a oportunidade dos alunos se atualizarem em tudo que está relacionado às leis que o governo está propondo e na melhoria de condições de vida do animal, pois não adianta estarmos com uma ótima infraestrutura seguindo a lei, mas quando formos praticar com o experimento fazer de uma forma que não seja ideal nem para o animal nem para a reprodutibilidade do experimento”, ressaltou a coordenadora.
As inscrições poderão ser feitas aqui: http://www.ceuma.br/sitenovo/extensao/DadosCurso2.asp?codCurso=1542&codCampus=01