O escritor Aldy Mello de Araújo lançará seu mais novo livro “O Poder no Tempo”
O escritor Aldy Mello de Araújo lançará seu mais novo livro “O Poder no Tempo”
O professor, escritor e ex-reitor da Universidade Ceuma, Aldy Mello de Araújo, lançará seu mais novo livro, intitulado “O Poder no Tempo” na Instituição. O lançamento acontecerá no salão nobre da biblioteca Presidente José Sarney, no dia 27 de novembro, às 19h, no campus Renascença.
No livro, o autor faz uma longa viagem pela trajetória da Humanidade e o progresso humano, desde a Pré-história até a Contemporaneidade de nossos dias, estudando o poder no tempo.
São estudos sobre o poder, como herança histórica e exercício de mando e comando, o que representou na vida de muita gente e porque foi ele tão querido pelo gênero humano, inclusive pelos papas. Estudos de personalidades que marcaram a história de seus tempos e exerceram o poder como mandantes. Foram imperadores, reis, colonizadores, papas, igrejas, governantes, cientistas, religiosos, menos o homem comum a quem o poder jamais chegou. Todos deixaram seus legados para a Humanidade, contudo nem sempre iluminados como os grandes filósofos gregos. Alguns preferiram entrar para a História por seus feitos sem notoriedade, optando por marcar o tempo com a obscuridade em vez de luzes.
O autor explica que o poder, no tempo antigo ou nos novos tempos, tem sido sempre objeto de ganância e disputa por parte de seus detentores, não importa que eles tenham sido imperadores, reis, colonizadores, papas ou governantes. Assim como os poderosos, as igrejas, também, buscaram o exercício do poder em nome da uma espiritualidade, não bastando os gregos com suas divindades primordiais ou alegóricas.
O livro contém 7 capítulos, todos expondo a caminhada da raça humana e como ela tem convivido com o poder, não esquecendo a evolução do conhecimento e as conquistas de cada época. Trata-se não só de um olhar sobre o passado, mas de uma revisão da memória do tempo em torno de um assunto que ainda hoje ocupa lugar no coração e na vontade dos homens: o poder.
O primeiro capítulo “O poder no tempo antigo” mostra como o homem da Pré-história, da Antiguidade e da Idade Média conviveu com o poder. É a convivência da sabedoria antiga com o poder. O segundo capítulo “O poder no tempo novo” trata da chamada Idade Moderna que vai desde a queda do Império Romano, passando pela Renascença, o Iluminismo, a Revolução Americana e Francesa de 1789, a Revolução Industrial, os séculos XVI e XVIII como épocas prodigas em invenções e mudanças de comportamento para a história da humanidade. O terceiro capítulo “O poder dos colonizadores” relata o que significou o poder na vontade dos reis e dos colonizadores. O capitulo quarto “O poder dos imperadores e dos reis” mostra como os imperadores e os reis lidaram com o poder, desde o império mongol, chinês, japonês, romano, francês, e o potente império britânico, dentre outros. O poder dos reis é destacado nesse capítulo. O quinto capítulo “O poder dos papas e das igrejas” trata dos 266 papas, destacando aqueles que foram mais apegados ao poder e o poder das igrejas a partir da Igreja Católica Apostólica Romana. O capítulo sexto “O poder do século XX ” narra as 2 Grandes Guerras Mundiais, a Guerra Civil Espanhola, a Revolução Russa e a criação da URSS, a Revolução Cultural da China, o FMI, a ONU, dentre outros eventos para a história universal. O último capítulo, ou o sétimo, “O poder do século XXI ” traz os desafios do século em que vivemos.
“O Poder no tempo” parece-nos confirmar que todos os homens, em todos os tempos, apaixonaram-se pelo poder e dele tiveram vantagens. Em qualquer contexto e em qualquer época, pode-se confirmar o que disse Montesquieu: “O poder é uma experiência que todos os homens com poder são tentados a abusar” ou mesmo o que disse Virgílio: “Podem porque pensam que podem,” referindo-se aos poderosos, constata o autor.
O livro ficará disponível em todas as Livrarias Belas Artes.
Mais sobre o autor
Aldy Mello de Araújo é ex-professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Louvain, na Bélgica; especialista em Administração Universitária pela Organização Universitária Nacional – OUI, do Canadá; especialista em Metodologia da Pesquisa Social pela Portland State University, nos Estados Unidos; professor emérito da Arkansas State University, também nos Estados Unidos; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), foi reitor da UFMA, da Universidade Ceuma e ex-diretor da Faculdade Euro-Americana, em Brasília. É membro titular do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão; da Academia de Ciências e Artes da Câmara Brasileira de Cultura, na área de Ciências Sociais, onde ocupa a cadeira Gilberto Freyre, e do Conselho de Desenvolvimento Tecnológico do Estado do Maranhão. Membro da Academia Ludovicense de Letras.