Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

20 de novembro de 2015, 15:25 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Pesquisa em solos do MA evidencia novas bactérias produtoras de antibióticos

Profa. Dra. Maria Rosa Bomfim, o aluno Israel Viegas Moreira e o Prof. Dr. Valério Monteiro

Em estudo recente realizado pelo aluno do mestrado em Biologia Parasitária da Universidade Ceuma, Israel Viegas Moreira, foi verificada a presença em solos de diferentes ecossistemas do Maranhão de uma grande diversidade de microrganismos produtores de antibióticos. A detecção de antibióticos produzidos por microrganismos presentes em solos tem levado à descoberta da maior parte do quantitativo de antibióticos atualmente utilizados pela medicina para o combate das doenças infecciosas no mundo.

O crescente aumento de bactérias resistentes a múltiplas drogas e a falta de opções terapêuticas tem levado a busca de novos antibióticos, principalmente de microrganismo do solo.

Segundo o orientador do projeto, prof. Dr. Valério Monteiro Neto, “o Estado do Maranhão está localizado em uma zona de transição entre a região Norte e Nordeste, apresentando uma diversidade de ecossistemas não investigados do ponto de vista da microbiota produtora de antibióticos. Portanto, havia a suspeita da existência de novos microrganismos produtores de metabólitos com atividade antimicrobiana”, afirma o pesquisador.

“Caso fosse confirmado, esse achado poderia revelar potenciais antibióticos ainda não conhecidos e que, futuramente, poderiam ser empregados na prática médica”, declara a co-orientadora do estudo, profa. Dra. Maria Rosa Quaresma Bomfim.

Após empregarem técnicas convencionais e modernas para detecção de fungos e bactérias do solo, visando a caracterização dos microrganismos isolados por sequenciamento do seu DNA, os autores da pesquisa conseguiram evidenciar 95 microrganismos produtores de antibiótico entre 599 inicialmente analisados. Muitos desses microrganismos são desconhecidos em nível de espécie ou de gênero e foram estudados a partir de amostras de solos de 19 municípios do Maranhão.

Os pesquisadores acreditam que o estudo aprofundado desses microrganismos possibilitará a descoberta de novos princípios ativos contra bactérias resistentes aos antibióticos atualmente vendidos no mercado.