Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

18 de agosto de 2016, 15:36 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Pesquisador da UniCeuma realizou missão científica na Dinamarca

No mês de Julho de 2016, o Prof. Dr. Luís Cláudio Nascimento da Silva, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (Nível de Mestrado), realizou uma missão científica no Laboratório da Dra. Karen Angeliki Krogfelt, na Unidade de Pesquisa em Infecções Gastrointestinais do Departamento de Microbiologia do Statens Serum Institut (SSI), em Copenhague (Dinamarca). A Dra. Karen Angeliki Krogfelt tem larga experiência no desenvolvimento de modelos animais e celulares para aferir a virulência de linhagens (ensaios de adesão, invasão, colonização e etc.) e testar drogas. É a segunda pesquisadora mais citada na área de colonização intestinal, tendo publicado mais de 255 artigos e 11 capítulos de livros (H-index: 38).

A missão durou três semanas e objetivou a aplicação de compostos com atividade antimicrobiana em um modelo de infecção in vivo utilizando o organismo Galleria mellonella. Este inseto tem sido extremamente utilizado como modelo alternativo para estudos de patogenicidade microbiana e prospecção de moléculas bioativas. As larvas apresentam várias vantagens quando comparadas com outros modelos (camundongos, coelhos, etc.). Por sua vez  o uso de G. mellonella é eticamente mais aceitável, pois o custo de manutenção é menor e o curso da infecção é mais rápido, durando em media duas semanas. A realização da missão foi financiada pela UNICEUMA, permitindo o aprendizado de novas técnicas, as quais serão também empregadas em novas pesquisas, além de firmar a parceria entre as duas instituições.

Além disso, durante o mesmo período o pesquisador participou do evento “Joint Natural Products Conference 2016”, um evento tradicional na área de produtos naturais. Nesse evento foram apresentados trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores da Universidade Ceuma.