Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

23 de novembro de 2013, 01:44 - Por Conteudo Digital

Pesquisadores da Universidade Ceuma ganham Prêmio FAPEMA 2013

pesquisadoresO Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Valério Monteiro e a Prof. Dr. Cristina Loyola estão entre os vencedores do Prêmio Fapema 2013. O prêmio contempla vencedores em nove categorias que englobam diversas áreas de conhecimento, desde as Ciências humanas e exatas, até as empresas inovadoras e trabalhos que promovam desenvolvimento humano. O evento chega à nona edição, sendo considerada a mais importante premiação do Norte/Nordeste.

O Pró-Reitor foi premiado na categoria “Pesquisador Sênior”, tendo como tema de sua pesquisa “Aspectos microbiológicos e epidemiológicos da pneumonia associada à ventilação mecânica”. Ele realizou um estudo em uma UTI de um hospital público da capital onde os pacientes foram avaliados quanto à idade, sexo, causa de internação na UTI (clínica ou cirúrgica), presença de comorbidades, data de internação na UTI e data de início da VMI. A exposição aos fatores de risco também foram avaliados assim como a exposição aos fatores de risco.

As altas taxas de mortalidade observadas foram relacionadas com a incidência elevada de determinadas espécies bacterianas e também com a presença de comorbidades. Foi constatado também que o uso prévio de antibióticos resultava em uma etiologia mais resistente aos agentes antimicrobianos, quando comparada com os microrganismos isolados de pacientes que não tinham ingerido antibióticos anteriormente.

Segundo o professor, “a relevância do estudo está no impacto positivo para a melhoria dos indicadores de saúde relacionados à PAV, pois a implementação de protocolos racionais para a utilização de agentes antibacterianos empíricos, com base no conhecimento dos padrões microbiológicos e de suscetibilidade aos antibióticos, é uma estratégia essencial que pode ajudar na diminuição da mortalidade relacionada à infecção por bactérias multirresistentes na UTI.Desta forma, eu recebo a premiação com um sentimento de dever cumprido e reconhecimento a uma carreira dedicada à Microbiologia Médica em nosso Estado.”, afirmou.

Vencedora da categoria Desenvolvimento Humano, a Prof.ª Cristina Loyola teve como tema do seu trabalho “Cuidando do Futuro”. Este objetiva reduzir a mortalidade infantil neonatal,e criar outras possibilidades de aprendizado para crianças e adolescentes através de dois projetos educacionais inovadores:Sementinha- Educação debaixo do pé de manga e o Ser Criança – Educação pelo brinquedo, que estão sendo realizadas nos quilombos de Santa Joana e Santa Rosa, no município de Itapecuru Mirim.

“Eu avalio que a função social da Universidade, dos seus docentes e pesquisadores, é aproximar, disponibilizar e submeter o saber produzido às comunidades, sobretudo as mais vulneráveis, ou mais excluídas.Eu estudei para isso.Todos os títulos só fazem sentido, para mim, se eu conseguir atravessar esta espécie de ponte, entre o mundo da pesquisa acadêmica e o mundo das pessoas reais.É um privilegio esta premiação, que faz a minha vida acadêmica, num mundo desigual e injusto, fazer sentido.”, declarou a professora.

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá no dia 25 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo.