Alto contraste A- A A+
Login
Home

Universidade Ceuma

A única universidade particular do Maranhão. Bem avaliada pelo MEC e pelo mercado de trabalho

22 de novembro de 2016, 21:40 - Por Vera Alice Pereira Moreira Lima

Professor da Universidade Ceuma preside o maior evento brasileiro de Neuropsiciologia 

Esse ano, o maior e mais prestigiado evento da Neuropsicologia brasileira foi organizado e presidido pelo Professor Dr. Carlos Tomaz, titular da Universidade Ceuma. Trata-se do XV Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp), que aconteceu em Brasília,  de 10 a 12 de novembro.

Como palestrante, ele emocionou a plateia ao relatar  a trajetória de quase quatro décadas como  pesquisador e catedrático na neurociência, um dos ramos de conhecimento científico “de ponta”, no mundo todo. O evento, sediado no campus da Unieuro, reuniu mais de 800 participantes, além de renomados palestrantes brasileiros e estrangeiros. o que só confirma  a notoriedade que a neurociência vem ganhando entre pesquisadores, acadêmicos e, principalmente, a sociedade,  que em geral tem pouco acesso a temas contemporâneos como estruturas neuronais, funcionamento do cérebro humano, ou a psique humana e o aprendizado.

Foram apresentados  21 trabalhos de alunos e professores da Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Neuropsicologia.  As Professoras Dra. Cândida Alves e  MSc. Michelle Fontes se destacaram com suas pesquisas.  Outro ponto alto foi a palestra do  Dr. Neander Abreu, presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Os temas escolhidos  foram tão ricos quanto instigantes: a neuropsicologia aplicada à educação, a neuropsicologia e a dificuldade de aprendizagem,  microcefalia e desenvolvimento do indivíduo,  reabilitação na doença de Alzheimer, intervenção nas afasias, avaliação das funções executivas do ser humano, só para citar alguns.

A lista de palestrantes foi igualmente variada: Dr. Malloy Diniz, autor de vários livros da área, Dr. Jansari Ashok, da Universidade de Londres, Dra. Kathleen Haaland, da Universidade de New Mexico, nos Estados Unidos, Dr. Paulo Mattos, especialista em transtornos do déficit de atenção, Dr. Vitor Haase, da Universidade Federal de Minas Gerais,  Dr. Gabriel Coutinho, do Instituto I’ Dor, entre tantos outros experts da área.