Coordenadores da Graduação debatem Metodologias Ativas
O Programa de Formação de Coordenadores em Núcleo Docente e Estruturante (NDE) começou no final de fevereiro, dias 27 e 28, no campus Renascença, onde estiveram reunidos coordenadores dos 32 cursos da Graduação. O foco foram às metodologias ativas, item prioritário da pauta do Programa que alia capacitação continuada a tecnologia em Educação. A metodologia ativa pressupõe que, mediante estímulos corretos em aulas bem conduzidas na sala de aula, o aluno sai da posição de receptor passivo para a de co-sujeito da aprendizagem. Essa é uma tendência mundial na Pedagogia contemporânea que já percebeu que as interveniências subjetivas nas redes sociais e no mundo virtual já ocuparam todos os espaços públicos, inclusive, o do conhecimento e do aprendizado.
“A ideia é trazer para o nosso cotidiano essas práticas de forma que dinamizem mais a sala de aula e contribuam para melhorar o ensino- aprendizagem”, disse a Pró-Reitora de Graduação, Professora Me. Aline Mendonça. “O diálogo é o maior fruto desse contexto, é o que impulsiona o Programa que proporciona um vínculo estreito entre professor e aluno”, disse o Professor Dr. Ângelo Augusto do Nascimento, convidado para participar do debate, representando o Centro Universitário de Natal, no Rio Grande do Norte.