Professor participa do XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica
Professor participa do XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica
O assessor da Pró-Reitoria da área tecnológica, Prof. Sergio Silva, representando a Universidade e o Estado do Maranhão, apresentou um trabalho de pesquisa no XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), que aconteceu entre os dias 20 a 22 de outubro na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, com o tema “Acústica e Vibrações: Qualidade de ambientes internos e externos”.
A pesquisa com a temática “Monitoramento Acústico do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen” objetiva desenvolver uma carta acústica como modelo de diagnóstico da situação real do Estado do Maranhão através, inicialmente, de um monitoramento acústico de um setor da cidade de São Luís. “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes no município de São Luís – MA a partir do levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre a presença da energia sonora no sentido da geração de parâmetros acústicos a serem recomendados aos gestores municipais como condição indispensável para elevação do patrimônio humano desta maravilhosa região brasileira”, explicou o professor, que também é integrante da Assembleia Geral da SOBRAC.
Esse docente ainda participou do minicurso “Desempenho acústico de edificações e a norma NBR 15.575”, ministrado pela Profa. Dra. Maria de Fátima Ferreira Neto. O minicurso abrangeu conceitos fundamentais sobre o som; incidência do som sobre o edifício: transmissão sonora via aérea; impacto: transmissão sonora via estrutural; conceitos, problemas, soluções e aplicação da NBR 15575. Incluiu também aula prática: sobre como se faz a avaliação do desempenho de edifícios, conforme a NBR 15575.
O evento promoveu o intercambio de experiências de pesquisadores, docentes de universidades, estudantes e profissionais das empresas ligadas às diversas especialidades das áreas de Acústica e Vibrações. Contou com palestras, minicursos, sessões técnicas e estudos de caso que deram inicio às 8h até as 20h30 durante os três dias, que incentivaram a participação de profissionais do Brasil e de outros países, reconhecidos nacional e internacionalmente.